Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Pele ressecada: como evitar esse problema?

20 setembro, 2021

Pele ressecada: como evitar esse problema?

Por conta de diversos fatores, é muito comum que nós fiquemos com a pele ressecada. Esse é um problema que pode surgir quando menos esperamos e, apesar de parecer inofensivo no começo, pode evoluir para machucados mais graves e até deixar manchas por nosso corpo.

No entanto, é importante entender que ter uma pele do tipo seca não é a mesma coisa que o fenômeno de ressecamento da pele. Para explicar melhor, o blog da Biossance preparou o conteúdo a seguir, que te conta tudo o que você precisa saber sobre esse problema e os cuidados cutâneos necessários.

Pele seca X pele ressecada

Muitas pessoas confundem ter uma pele seca com estar com a pele ressecada. Isso acontece porque, sim, é muito comum que pessoas com esse tipo de pele sofram com o ressecamento, mas não é uma exclusividade.

Ter a pele seca não necessariamente significa que você tem um problema para agir em cima. “É uma pele mais áspera, opaca e sem viço”, explica Ana Lia Vandoni, Gerente de Educação Global da Biossance, “mas existem alguns produtos que podem ajudar a deixá-la com uma aparência mais saudável, como cremes hidratantes.”

No entanto, o caso de pele ressecada é como se fosse uma evolução mais grave da pele seca. Nesse caso, o rosto passa a descamar, e essa descamação, por sua vez, pode evoluir para feridas. Por isso, quando esse tipo de condição é identificada, é preciso agir rapidamente.

Se você tem dúvidas sobre o tipo ou a condição da sua pele, a melhor maneira de saná-las é consultando um dermatologista. O profissional poderá fazer os exames e testes necessários, assim como indicar os melhores tratamentos para cada situação.

Pele oleosa resseca?

Como existe o mito de que a pele ressecada só acontece quando não há cuidados com a pele seca, muitas pessoas acham que estão livres desse problema por serem do tipo normal ou oleoso. Isso, contudo, não é verdade! Esses tipos de pele também podem sofrer com essa condição.


pele ressecada

Outro ponto é que apenas uma parte do seu corpo pode desidratar, enquanto as outras permanecem saudáveis. “Uma pessoa com as mãos ressecadas, por exemplo, não necessariamente vai apresentar o mesmo problema no rosto”, adiciona Ana Lia. Por isso, é importante estar sempre atento aos sinais e sintomas em todo o corpo.

O que causa o ressecamento da pele

Como mencionamos acima, existem vários fatores que podem contribuir para que a pele sofra com o ressecamento. Todos eles podem acarretar sintomas de pele do rosto áspera e com menos elasticidade, com a possibilidade de apresentar coceira, vermelhidão e descamação. 

Temperaturas extremas

Quando nossa pele entra em contato com uma temperatura muito alta ou muito baixa por um determinado período de tempo, ela pode ressecar. “Isso acontece porque, nesses climas extremos, a umidade do ar despenca, fazendo com a pele também sofra com a falta de hidratação”, Ana Lia desenvolve.

Dieta não balanceada

O que comemos também afeta a saúde da nossa pele. Por isso, uma dieta com alimentos que fazem mal para nosso corpo podem ser um fator agravante quando falamos da possibilidade de ressecamento da pele.

Uso de medicamentos

Alguns remédios podem modificar as condições da nossa pele porque mexem com o nosso metabolismo e com o funcionamento de todo o nosso organismo. Por isso, é importante ler a bula de todos os medicamentos e seguir as orientações médicas para não sofrer efeitos colaterais severos.

Doenças

Algumas doenças também podem ter como sintoma ou característica o ressecamento da pele. Alergias, psoríase e até mesmo diabetes são alguns dos problemas de saúde que têm ação direta em como a nossa pele reage.

Cuidados com a pele ressecada

Se você está se perguntando o que é bom para a pele ressecada, não há uma resposta ideal. Isso porque o tratamento varia de acordo com o que está causando o problema, por isso, um acompanhamento profissional é fundamental para reverter a pele à saúde.

Além disso, o tratamento vai depender do nível de ressecamento. Por isso, separamos algumas dicas para você evitar que a pele fique ressecada de fato e se livre desse problema caso ele ainda não esteja tão grave.

  • Hidratante: usar um hidratante de qualidade durante sua rotina de cuidados é fundamental para a saúde da pele;
  • Água: a hidratação da pele não depende só dos hidratantes de uso tópico! Beber água ajuda na saúde do corpo todo, incluindo a da pele;
  • Alimentação: uma alimentação saudável e balanceada também faz toda a diferença. Cenouras, uvas e laranjas são exemplos de comidinhas para entrar na dieta;
  • Banho na temperatura adequada: um dos motivos mais comuns do ressecamento da pele é tomar banho com água quente demais. Por isso, procure usar água morna para evitar esse problema;
  • Skincare: ter uma rotina de skincare ajuda muito na hora de manter a saúde da sua pele. Por isso, procure ter esse tipo de cuidado.

Lembrando que essas são dicas para evitar que a pele resseque ou para quando ela está apresentando leves sinais de ressecamento. Em casos mais graves, como descamação e feridas, procure ajuda médica o quanto antes.

A Biossance tem o skincare ideal para você!

Se você está procurando uma rotina de skincare ideal, a Biossance pode te ajudar! Nossos produtos são feitos para cuidar de você da melhor maneira possível, te deixando ainda mais bonita. Aproveite!




×