Continuar Comprando

Complete sua compra:
Espátula Rosé Gold R$49
Saquinho de Linho Tamanho G R$29

Pele sensível: o que é, quais os sintomas e como cuidar

23 março, 2021

Você tem pele sensível? Essa condição pode aparecer em todos os tipos de pele, causando incômodo na região. Entre os principais sintomas estão manchas vermelhas no rosto e no pescoço, repuxamento, coceira e formação de pequenas feridas. Mas não se preocupe, pois isso tem tratamento!

Uma boa forma de manter a pele sempre linda e viçosa é apostando em cuidados básicos diários, como limpeza, hidratação e proteção. Quando a pele é muito sensível, essa rotina ganha ainda mais importância, principalmente em estações frias, fases específicas da gravidez e após procedimentos estéticos.

Mas como saber se minha pele é sensível? Continue acompanhando a Biossance e descubra todos os sinais que a sua pele dá quando está com essa condição. Por aqui, você também encontra dicas incríveis de tratamento, as principais características da pele sensível e muito mais. Vamos lá?

O que é pele sensível?

A pele com essa condição é um diagnóstico que pode aparecer desde a infância até a velhice. Em geral, a cútis ganha esse aspecto quando sua barreira lipídica é agredida, causando irritações e infecções.

Além disso, ela é imprevisível, o que significa que pode apresentar manchas vermelhas, queimação, repuxamento e até mesmo pequenas feridas, quando os casos são mais graves.

Tipos de pele mais sensíveis

De acordo com nossa dermatologista, Dra Ísis Fiorello, é comum que a pele seca tenha uma tendência maior à sensibilidade, mas essa condição pode aparecer em todos os tipos de pele, inclusive nas oleosas.

“Nesse caso, a sensibilidade surge devido ao tratamento contra a acne ou outras condições, principalmente com o uso de ácidos, que acaba deixando a cútis ressecada e fragilizada”, explica a especialista.

Sintomas da pele sensível

Para descobrir se a sua pele está ou não sensível, verifique se ela apresenta as seguintes características:

  • Irritação;
  • Queimação;
  • Repuxamento;
  • Coceira na área irritada;
  • Manchas vermelhas;
  • Formação de feridas.

Percebeu que o seu rosto conta com mais de um desses sintomas? O recomendado é procurar a ajuda de um dermatologista. Ele examinará as particularidades da sua pele, indicando um tratamento com produtos para pele sensível.

O que deixa a pele sensível?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a barreira cutânea da pele, não é? Por aqui, já falamos algumas vezes sobre esse assunto. Mas só para recapitular: ela é um fator que ajuda a nossa pele a segurar a água, tendo uma função importante na preservação da hidratação.

pele muito sensivel
Quando essa barreira está fragilizada, sua capacidade de proteção contra agentes externos, como a poluição, fica enfraquecida. Como consequência disso, a pele fica mais exposta, podendo agravar a sensibilidade e o desconforto.

Mas não é só isso! Existe uma segunda defesa que não deve ser esquecida: o microbioma, um conjunto de microorganismos que habita em algumas regiões do corpo. Ele é responsável pela formação de um ecossistema natural que fica na superfície da pele e também pode ser desequilibrado pelos agressores externos.

Pele sensível no inverno

Você já percebeu que a nossa pele acaba sofrendo mais no inverno? Isso acontece por causa da queda de umidade no ar somada à diminuição no consumo de água, que é muito comum nessa época do ano. O resultado é uma cútis bem mais sensível e prejudicada durante essa estação.

Uma boa dica para ficar com a pele bonita nos dias frios é manter a rotina de skincare e deixar uma garrafinha de água sempre por perto. Para isso, vale apostar em um bom hidratante para pele sensível, pois ele ajudará na reposição da água na barreira cutânea.

Pele sensível na gravidez

A gestação é um momento que traz muitas mudanças no corpo e na pele da mulher, e isso se deve às alterações hormonais. Como esse processo hormonal deixa a cútis das gestantes muito mais sensível, é sempre bom contar com cosméticos liberados, como os produtos Biossance.

Vale lembrar que as mulheres que já apresentam condições, como a dermatite, uma inflamação que pode causar coceira, vermelhidão e descamação, precisam de ainda mais cuidado. Para evitar que essa condição se agrave, vale ficar sempre de olho nos sinais que a sua pele dá.

Como tratar a pele sensível?

O produto que você está usando causou desconforto ou queimação? O melhor a se fazer é suspender o uso e apostar em opções com fórmulas leves. Cosméticos sem fragrância e ingredientes tóxicos são ótimos nos cuidados com a pele sensível.

Para fazer a limpeza, vale investir em um sabonete para pele sensível. Assim, você consegue remover as impurezas com suavidade. Outros produtos essenciais são os hidratantes. Perfeitos para repor a barreira cutânea, eles deixam a pele bem nutrida e diminuem as irritações.

Inclusive, o nosso Óleo Facial Equilibrante Tea Tree com Esqualano é uma excelente alternativa para dar um up na nutrição da pele. Com ele, é possível acalmar a aparência de acnes e irritações, promovendo uma aparência mais equilibrada a pele sensível.

Conte com as soluções da Biossance!

Agora que você já sabe tudo sobre a pele sensível, que tal incrementar sua rotina de skincare com os produtos Biossance? Nossas linhas contam com fórmulas limpas que tratam da sua pele com todo cuidado que ela merece. Confira!


×