Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Gel Antisséptico Hidratante Para Mãos com Esqualano 240mL R$13

Petrolato: o que é e por que deve ser evitado

por Ivy Sanches 18 setembro, 2020

Você já ouviu falar em petrolato? De uns tempos para cá, essa substância química tem sido mal vista por cosmetólogos, dermatologistas e amantes do universo da beleza. Isso porque ela causa malefícios à saúde da pele.

Vale lembrar que a substância pode ser encontrada em outros nomes, como vaselina, óleo mineral e parafina líquida. Por isso, é sempre bom se atentar à descrição das embalagens.

Quer saber mais sobre as características dos produtos com petrolato, quais são seus malefícios e por que eles devem ser evitados? Veja aqui o que o time da Biossance preparou para você!

O que é petrolato?

Os petrolatos são derivados do petróleo cru, que após a desparafinação (retirada de parafina) de óleos pesados, torna-se uma matéria gelatinosa amarelada ou incolor. Além disso, por causa de seu baixo custo, ele é muito utilizado em remédios, produtos para cabelo e cosméticos.

Esse óleo mineral atua na formação de um filme que bloqueia a água na área em que o produto foi aplicado. Isso cria uma barreira que impede a evaporação da umidade natural da pele e, também, os micro-organismos que causam infecções. Ou seja, ao invés de promover a hidratação, ele evita a perda de umidade.

Por que se preocupar com o petrolato?

Durante muitos anos, a parafina líquida foi considerada suspeita por causar acne e bloquear a saída de toxinas da derme. A boa notícia é que ela não obstrui os poros e tem baixo nível de comedogênico, ou seja, evita o entupimento dos poros.

Contudo, o MadeSafe, um selo americano de produtos não-tóxicos, contém o petrolato em sua lista de ingredientes “proibidos”. Isso acontece porque esse ativo pode ser contaminado durante o processo de refinamento por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs).

Embora ele não apresente problemas de segurança quando refinado da maneira correta, nem todos os países exigem uma comprovação de que o processo de refinamento é não carcinogênico. No Brasil e nos EUA, por exemplo, não há nenhuma legislação que exija isso dos fabricantes.

Por outro lado, o petrolato pode ser extremamente tóxico e alergênico para pessoas que trabalham com a exploração do produto. Ele também gera grande impacto para o meio ambiente, já que vem do mineral.

Usar ou não usar?

De acordo com a campanha da SafeCosmetics.org, um site com foco nos riscos dos produtos químicos utilizados em cosméticos, há uma recomendação. Por lá, eles reforçam que o ideal é evitar produtos com petrolatos, a menos que o fabricante indique na embalagem que o material foi refinado como “white petrolatum” (seguro).

Caso fique em dúvida na hora de adquirir produtos livres de petrolatos e parabenos, aposte nos cosméticos que incluem óleos vegetais. Afinal, eles são ricos em ácidos graxos, hidratam e podem oferecer efeitos terapêuticos.

Ler o rótulo dos produtos é outra forma de garantir que você está adquirindo opções que cuidam e protegem a sua pele. Aqui, na Biossance, é possível encontrar essas informações na página de cada um dos nossos produtos.

Por que a Biossance não usa esse ingrediente?

Embora seja muito utilizado pela indústria como uma barreira que impede a perda de umidade da pele, o petrolato pode ser tóxico para a pele. Pensando no melhor para a sua saúde e para o bem-estar do meio ambiente, nós, da Biossance, optamos pela fabricação de produtos livres de mais de dois mil ingredientes tóxicos.

Com eles, você consegue manter seu skincare de uma forma limpa e sem preocupações com a saúde e vitalidade da sua pele. Um dos nossos principais ingredientes para isso é o esqualano, que faz parte da base de todos os produtos que criamos.

Ideal para quem busca produtos cruelty-free, a produção desse ingrediente é feita a partir da cana de açúcar renovável, 100% vegetal. Desse modo, além de não tóxico e sustentável, o esqualano hidrata e mantém a umidade da sua pele, proporcionando maior brilho e maciez.

Conheça os produtos Biossance!

Depois de descobrir o que é petrolato, aproveite para conhecer os produtos Biossance. Aqui, você encontra diversas opções veganas, com pouco impacto ambiental e que fazem bem à sua saúde. Para saber mais, agende sua consultoria grátis!

Gostou deste conteúdo? Aqui, no blog da Biossance, tem sempre conteúdos sobre ingredientes, como o ácido hialurônico, além de dicas para manter uma beleza limpa e muito mais. Acompanhe!

Ivy Sanches


Ivy Sanches
Ivy Sanches

Autor

Publicitária, aspirante a jornalista e escritora de coração, sou apaixonada pelo mundo da beleza desde que o gloss roll on era o must have da temporada - tinha todas as cores e sabores, pode confiar em mim! Minhas experiências profissionais dentro do universo da beauté aconteceram ao lado de grandes editoras de beleza, organizando eventos e experiências em torno do assunto por todo o país e aprendendo cada dia mais. Agora, como parte da marca pioneira em clean beauty no Brasil, quero dividir com vocês todo o conhecimento que adquirir nessa jornada e ajudar a construir um mundo melhor, um texto por vez.



Ver artigo completo

5 dicas para identificar os sintomas de estresse na pele
5 dicas para identificar os sintomas de estresse na pele

por Ivy Sanches 30 outubro, 2020

Precisamos falar sobre sustentabilidade
Precisamos falar sobre sustentabilidade

por Ivy Sanches 28 outubro, 2020

Rolo de quartzo rosa: dê um up na sua pele com essa ferramenta
Rolo de quartzo rosa: dê um up na sua pele com essa ferramenta

por Ivy Sanches 26 outubro, 2020

×