Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Por que existe o Dia Mundial dos Animais? Saiba aqui!

14 abril, 2022

Por que existe o Dia Mundial dos Animais? Saiba aqui!

Tráfico ilegal, maus tratos e extinção de espécies são apenas algumas das situações às quais o reino animal é constantemente submetido, trazendo prejuízos diretos à vida do planeta. Por isso, a comemoração do Dia Mundial dos Animais, celebrado no dia 4 de outubro, é tão relevante! 

Ela serve para alertar sobre a importância de preservar a fauna e a flora mantendo o equilíbrio da natureza. Para explicar mais sobre a origem do Dia dos Animais e apresentar ações que contribuem nesse cuidado com o meio-ambiente, a Biossance preparou um conteúdo exclusivo a seguir. Continue a leitura e confira!  

Como ocorreu a criação do Dia Mundial dos Animais? 

A preocupação com a vida animal sempre existiu na sociedade, mas só ganhou uma data comemorativa em 1931. Neste ano, órgãos de proteção animal se reuniram em um congresso internacional em Florença para discutir o assunto e decidiram instituir a celebração do Dia Mundial dos Animais.

A data de 4 de outubro foi escolhida porque, neste mesmo dia, é festejada a memória de São Francisco de Assis, um santo católico considerado o padroeiro dos animais e da natureza.

Contudo, a partir de 1978, essa comemoração ganhou proporções ainda maiores, quando a Unesco publicou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Neste documento, reafirmaram a importância do compromisso de todos os seres se envolverem com a preservação da fauna e da flora.

Por que é importante celebrar o Dia Mundial dos Animais?

O Dia Mundial dos Animais é um movimento instituído para fomentar o debate e a realização de iniciativas para a proteção de todas as espécies. Ele relembra que todos os seres humanos podem (e devem) se empenhar nos cuidados com a conservação da fauna e da flora, pois elas são essenciais para a vida no planeta.   

Além disso, a importância dos animais na natureza está ligada à manutenção do equilíbrio biológico. Sem eles, a cadeia alimentar não funcionaria ordenadamente, o que poderia causar impactos irreversíveis ao ecossistema, já que cada espécie desempenha uma função específica e relevante para essa rede. 

Como é possível contribuir para a preservação animal? 

Os cuidados com o meio ambiente são uma responsabilidade coletiva, que precisa do empenho de toda a sociedade para se concretizar. Por isso, de nada adianta apenas criar o Dia Mundial dos Animais para lembrar essa questão, se não houver uma mudança de hábitos na prática que priorize a preservação ambiental. 

Nesse contexto, uma das formas como a sociedade pode contribuir para a conservação animal é adotar um estilo de vida sustentável. Isso inclui principalmente repensar todos os produtos consumidos no dia a dia, avaliando como a fabricação e o descarte desses itens afetam a vida no planeta.

tartaruga marinha filhote andando em direção ao mar.

A indústria da beleza, por exemplo, está diretamente associada à extinção dos animais marinhos por causa dos processos tradicionais usados na produção dos cosméticos. Ao substituir esses produtos por linhas sustentáveis, os consumidores se tornam aliados na preservação das espécies que vivem nos oceanos.

Como identificar as marcas que são eco-friendly

No mercado existem muitos negócios que afirmam comercializar produtos ecológicos, mas será que isso basta para se certificar de que essa é uma empresa vegana, sustentável e eco-friendly? Definitivamente, a resposta é não!

Para ser reconhecida como “amiga” do meio ambiente, uma marca precisa se comprometer a adotar processos na cadeia de produção que não prejudiquem a natureza. Isso inclui ações como a escolha de ingredientes não tóxicos para a composição dos produtos e o uso de embalagens recicláveis. 

De modo geral, os consumidores podem identificar as empresas sustentáveis por meio dos rótulos dos produtos. Isso porque é comum que as embalagens venham com selos de certificação ambiental, que só são recebidos por marcas que contribuem para a preservação do meio ambiente. 

No caso da proteção animal, o selo cruelty-free (em português, “livre de crueldade”) é o mais importante. Ele é usado para indicar produtos que não realizaram testes em animais para avaliar a eficácia da fórmula.   

O que a Biossance faz para ajudar na preservação dos animais? 

Em busca de usar a biotecnologia inovativa para gerar um impacto positivo no mundo, a Biossance transformou diversos processos da própria cadeia de produção para evitar os danos provocados ao meio ambiente. 

Todos os nossos produtos têm fórmulas limpas, contendo apenas ingredientes não tóxicos e veganos, que não prejudicam a natureza. Por exemplo, o esqualano usado na Biossance não é retirado do óleo de tubarão, como dos cosméticos tradicionais, mas é extraído 100% da cana-de-açúcar em um processo totalmente sustentável.

Além disso, a Biossance prioriza as embalagens sustentáveis para os produtos, usando tubos, garrafas e caixas fabricados com matéria-prima reciclável. Dessa forma, elas não ficam estagnadas no meio ambiente após o descarte, ameaçando a existência da vida animal.    

Na Biossance, tem produtos cruelty-free e veganos para você! 

Agora que você já sabe a importância dos produtos veganos, limpos e cruelty-free na preservação do meio ambiente, que tal conhecer as opções da Biossance? Acesse nosso site e confira uma lista de cremes, óleos e hidratantes feitos para cuidar da sua pele e também da natureza!

×