Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Guasha de Quartzo Rosa Biossance R$79

Poros: o que é e como cuidar

04 novembro, 2021

Poros: o que é e como cuidar

Apesar de serem vistos como algo ruim — assim como acontece com a oleosidade —, os poros têm funções importantíssimas para a manutenção da saúde da pele. Mesmo quando eles são dilatados, isso não apresenta grandes riscos, mas acaba incomodando muita gente devido ao visual. 

 

Antes de saber mais sobre o tratamento para poros dilatados, é fundamental entender a função deles. Dessa forma, conseguimos fazer escolhas mais conscientes na hora de montar a rotina de skincare. Gostou da ideia? Pegue uma caneta, um bloquinho de notas e anote as informações que preparamos para você! 

Primeiramente, qual é a função dos poros?

Segundo a Dra. Vanessa Ottoboni, nossa dermatologista, “poros são pequenos orifícios na pele que representam a saída das glândulas sebáceas, sudoríparas e pelos. É por esses orifícios que eliminamos o suor e o sebo”.

A especialista ainda completa dizendo o seguinte: “o poro dilatado acontece geralmente na zona T do rosto, por aumento da produção de sebo. Ocorre também devido ao processo de envelhecimento, por perda do colágeno que dá estrutura ao redor do poro e nas épocas do ano mais quentes por aumento da sudorese”.

Por que os poros dilatam?

Presentes em todos os tipos de pele, essas aberturas podem variar de diâmetro, ficando imperceptíveis em alguns locais. Inclusive, quando mais abertos incomodam muita gente. Por isso, é importante saber que existem duas situações que causam os poros dilatados

Normalmente, isso acontece em peles oleosas ou durante o envelhecimento. No primeiro caso, essa reação se dá pelo próprio sebo e pelas células mortas que ficam ao redor das pequenas aberturas. Esses resíduos em excesso geram um “inchaço” na pele, ocasionando o dilatamento do poro. 

Já no caso das peles maduras, a questão é a perda de sustentação e a redução de componentes da derme, causando uma aparência alargada nas pequenas aberturas do rosto. Tudo é uma questão de tipo e estrutura de pele, ou seja, ter poros abertos não significa que ela não está sendo bem-cuidada. 

Em geral, os cuidados diários tendem a ser maiores na pele oleosa, já que, nela, eles tendem a ficarem obstruídos, transformando-se em acne. A boa notícia é que, com uma limpeza adequada, é possível controlar a oleosidade, além de diminuir os poros dilatados

E os poros obstruídos, o que são? De acordo com Vanessa Ottoboni, nossa dermatologista, eles “são os temidos cravos ou comedões, pontinhos pretos que formam um "plug" na saída do poro”.

Como cuidar dos poros dilatados?

Existem algumas opções de tratamento para poros entupidos, que podem mudar conforme o tipo de pele e o grau de comprometimento. Entre os principais cuidados, estão: laser abalativo ou não abalativo e microagulhamento.   

Agora, se você busca alternativas que podem ser feitas em casa, o skincare diário é uma excelente ajuda. Aqui, cuidados simples que passam por limpeza, hidratação e proteção são suficientes para melhorar seu visual, diminuindo a aparência dessas aberturas.

poros

Para esse tratamento, a Dra. Vanessa recomenda higienização adequada da pele, tônicos sem álcool ou hidrolatos com ação seborreguladora. Além disso, a utilização de séruns que regulem o acúmulo de queratina, promovendo renovação celular, como Phyto retinol e alfahidroxiácidos, são importantíssimos”.

Independentemente do método escolhido, é válido lembrar que, antes de colocá-los em prática, é recomendado consultar um dermatologista. Ele vai avaliar sua pele e indicar o melhor tratamento para controle e melhora da aparência do poro.

O que causa a obstrução dos poros?

Como falamos anteriormente, esses pequenos orifícios na pele não causam problema nenhum à nossa saúde, mas incomodam quando ficam obstruídos. Além do tipo de pele e da maturidade, a limpeza inadequada e os resíduos de maquiagem podem deixar impurezas que potencializam esse quadro. 

Cosméticos inadequados são outros fatores que contribuem para isso, retendo sebo que pode causar cravos e espinhas depois. Por isso, sempre escolha bem os produtos adicionados à sua rotina e não se esqueça de verificar se eles atendem às necessidades da sua pele. 

Como prevenir os poros dilatados?

A melhor forma de evitar poro dilatado é seguir uma rotina de skincare com produtos de fórmulas adequadas ao seu tipo de pele. Na limpeza, o primeiro passo é o sabonete esfoliante, um item fundamental na remoção de resíduos e células mortas que ficam na camada superior da cútis. 

Para potencializar a limpeza, removendo os resíduos que o sabonete não conseguiu retirar, nosso tônico é perfeito. Com uma fórmula leve e livre de álcool, ele purifica e hidrata a pele, minimizando os poros e deixando a pele macia e suave. Além disso, esfolia as células mortas que ficam na superfície da pele e desobstrui os poros.

Embora seja tentador, dormir de maquiagem pode piorar a pele de quem possui esse quadro, além de acelerar o processo de envelhecimento da cútis. Essa situação pode ser revertida naqueles cinco minutinhos antes de ir para a cama. Para isso, basta aplicar um demaquilante.

A hidratação e a proteção solar são essenciais para a saúde e o bem-estar de qualquer pele, e não seria diferente nesse caso. O hidratante favorece o fechamento do poro, enquanto a fotoproteção barra a radiação solar, que pode agravar essa condição. 

Conte com a Biossance na sua rotina de skincare!

Quando criamos uma rotina de cuidados com a pele, conseguimos ver os efeitos positivos que ela nos causa. Você pode deixar esse momento ainda mais prático e efetivo adicionando produtos de beleza limpa no seu dia a dia. Confira nossas opções e arrase no skincare!




×