Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Protetor solar para couro cabeludo: entenda qual é a importância

12 fevereiro, 2022

Protetor solar para couro cabeludo: entenda qual é a importância

O verão chegou e muitas pessoas gostam de ir à praia ou à piscina para aproveitá-lo. Com isso, os cuidados de proteção com a pele e o cabelo redobram para prevenir doenças de pele e evitar que os fios fiquem feios. Então, será que tem protetor solar para couro cabeludo

Quem nunca foi passar as férias na praia e, na hora de ir embora, notou que a raiz da cabeça estava vermelha, sensível e ardida? Isso é consequência da falta de proteção solar na região. Portanto, é importante proteger o couro cabeludo assim como qualquer parte do corpo. 

Pode parecer loucura, mas sim, existe protetor solar para couro cabeludo e ele deve ser usado por todo mundo. Assim, a seguir, vamos explicar qual é o melhor modelo de protetor solar para a região.

Qual é o melhor tipo de protetor solar para couro cabeludo?

Quando vai para praia, a maioria das mulheres cuidam dos fios dos cabelos com produtos térmicos que protegem as mechas dos raios solares. Isso evita que o cabelo fique desidratado e mude de coloração, especialmente para quem tem química. Porém, esse tipo de produto não funciona para o couro cabeludo.

Além disso, proteger os fios não é a mesma coisa que a pele sob os cabelos. Sendo assim, para preservar a área de forma adequada, é preciso escolher o melhor protetor solar para couro cabeludo.

Primeiramente, é importante alertar que existem diversos tipos de protetores solares, desde cremes, que são mais comuns, até cápsulas de uso tópico. Contudo, na cabeça o ideal é utilizar a versão em spray que, por ser mais leve, impede que o cabelo fique grudado e oleoso.

Se estiver pensando que precisa de um protetor solar para couro cabeludo específico, você se enganou: qualquer bloqueador solar para a pele funciona para a nossa cabeça. Porém, para quem tem cabelos oleosos, o cuidado precisa ser redobrado para não pesar ainda mais nos fios nem causar acne ou caspa. 

Uma ótima forma de proteger a cabeça contra os raios UV é utilizar chapéus. Entretanto, vale ressaltar a importância de passar o protetor antes e depois de apostar no acessório. Essa forma de proteção é indicada, inclusive, no momento de buscar protetor solar para couro cabeludo infantil. 

Por que preciso proteger meu couro cabeludo?

Agora, você já entende como escolher protetor solar para a cabeça, mas sabe por que precisa protegê-la? Assim como a nossa face, a região possui pele. Sendo assim, ela também está em constante exposição ao sol e, por consequência, aos efeitos que ele pode ter na nossa pele.

É muito comum que as pessoas esqueçam que o couro cabeludo também faz parte da pele e está sujeito ao risco de câncer de pele. Além disso, não é raro aparecer o melanoma nessa região, um câncer bastante agressivo que, na maioria dos casos, pode gerar metástase, ou seja, espalhar-se para o corpo todo. 

objetos de praia.

Portanto, é muito importante se proteger do sol, e todo mundo precisa de protetor solar para couro cabeludo. Porém, pessoas que possuem cabelos mais finos ou claros, ou estão com pouco cabelo, precisam tomar um cuidado especial, pois o sol penetra a região mais facilmente. 

Como usar o protetor solar para couro cabeludo? 

Aplicar o protetor solar no couro cabeludo é bem fácil. Assim que aplicar o produto escolhido, faça leves massagens no topo da cabeça, para garantir que ele entre bem na pele. Após isso, é indicado passar um pente bem fino para retirar os excessos do produto no cabelo.

Aliás, não importa se você está com o melhor protetor solar, é recomendado aplicá-lo a cada 2 horas, quando se expor a um sol muito forte, ou a cada 3 horas, quando o sol está fraco. 

Com isso, além de prevenir o câncer de pele, você evita que seu couro cabeludo fique queimado e descamado. Inclusive, é indicado utilizar um protetor de FPS 30 no mínimo.  Caso a sua pele queime muito facilmente no sol, use bloqueadores solares com maior fator de proteção.

Ainda há outros cuidados para tomar quando for se expor ao sol:

  • escolha horários em que o sol não esteja tão forte;
  • evite ficar sob o sol por tanto tempo;
  • após passar o protetor solar na região, vista também chapéus, bonés e até lenços. 
  • mude a forma como você divide o cabelo, isso diminui o tempo de exposição de cada parte da cabeça. 

Proteja a sua pele com o protetor solar da Biossance

Agora que sabe a importância de proteger o seu couro cabeludo, você não pode deixar para trás o cuidado com o resto do corpo também. Nosso protetor solar, além de preservar, hidrata todos os tipos de pele. A fórmula ainda é livre de toxinas, garante um efeito calmante e refrescante para as peles.


×