Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Guasha de Quartzo Rosa Biossance R$79

Protetor solar vencido? Saiba os riscos dessa prática

22 novembro, 2021

Protetor solar vencido? Saiba os riscos dessa prática

A temperatura aumenta, e a dúvida de sempre surge: será que posso usar aquele protetor solar vencido do último verão? Após quase dois anos sem sair de casa, o seu filtro solar pode estar vencido ou próximo do vencimento. 

Apesar da recomendação de usarmos produtos com fotoproteção até mesmo dentro de casa, sabemos que isso não é a realidade da maioria das pessoas. Por esse motivo, o protetor solar costuma vencer com a embalagem ainda cheia. 

É nessas ocasiões que muita gente se pergunta se pode usar protetor solar vencido. A Biossance preparou um guia com os perigos de usar protetor solar vencido e como verificar se o produto ainda está apto para aplicação na pele. 

O que acontece dentro da embalagem após o vencimento?

A data de validade de um cosmético não é um número escolhido aleatoriamente. O prazo se refere ao período em que o fabricante garante a eficácia e a segurança dos ingredientes. 

Com o passar do tempo, os conservantes vão perdendo a eficácia, e a probabilidade de oxidação e contaminação dentro da embalagem aumenta. Ao usar um protetor solar fora da validade, você está assumindo o risco de causar prejuízos não só à saúde da sua pele, mas também a todo o seu organismo. 

É muito importante se atentar ao prazo de validade antes da compra e também ao iniciar a utilização do filtro solar. Caso perceba que os números estão sumindo com o uso constante, anote na sua agenda para não correr o risco de usar um protetor solar vencido. 

Porém, se você ainda precisa ser convencido de que o protetor solar vencido faz mal para a saúde, vamos explicar alguns dos danos mais comuns dessa prática no próximo tópico. Vamos lá? 

Por que protetor solar vencido faz mal?

O protetor solar vencido protege a sua pele com pouca eficácia, já que os filtros UVA e UVB sofrem alterações e perdem o poder de atuação. Além disso, cosméticos são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e fungos.

Esses microrganismos são responsáveis por trazer doenças como dermatite de contato, inchaço, bolhas e até mesmo lesão na córnea, caso o protetor solar vencido seja aplicado próximo aos olhos. 

Por conta da oxidação de algumas substâncias presentes no filtro solar, após a expiração da data de validade, alergias e irritação na pele são comuns. E a irritação também pode surgir pela exposição solar sem a proteção adequada, claro. 

Como saber se o protetor está vencido?

Agora que você já sabe que um protetor solar vencido funciona como um fator de risco para a saúde da pele, que tal renovar a sua bolsa de praia? Investir em um bom produto para o corpo e o rosto é essencial para um verão saudável. 

O Protetor Solar Mineral Facial Biossance hidrata e protege todos os tons de pele. Com fórmula vegana e livre de substâncias tóxicas, a textura dele promove um acabamento suave perfeito para todas as ocasiões. 

protetor solar vencido

Entretanto, mesmo com um produto dentro da data de validade, é importante prestar atenção na aparência do filtro solar antes de cada aplicação. Assim, você evita aplicar um fotoprotetor que tenha alguma alteração na composição. 

Listamos abaixo dois fatores para você analisar em seu protetor solar, curtir a praia e a piscina com tranquilidade e certeza de que a sua pele está protegida.

1. Alteração na textura e aroma

É interessante sempre se atentar ao aspecto do protetor solar antes de passá-lo no corpo ou no rosto. Dessa maneira, você evita os danos que um fotoprotetor alterado causa na pele.

Se o filtro solar está mais aquoso do que era ou mudou de cor, descarte-o imediatamente. A dica também vale para mudanças no aroma do produto. Espalhe um pouco pela mão para checar se o protetor solar está estragado. 

Esse tipo de alteração pode ocorrer mesmo em produtos dentro da data de validade, por falha no armazenamento. Para conservar o seu filtro solar por mais tempo, evite que ele seja exposto ao sol ou ao calor intenso durante muito tempo. 

2. Preste atenção na reação da sua pele

A sensação da sua pele após a exposição solar pode indicar se o protetor solar está fora do prazo de validade. O protetor solar vencido perde a eficácia contra os raios solares, diminuindo a barreira extra de proteção da pele. 

Outro fator a ser observado depois de usar um protetor solar possivelmente vencido é se a pele apresenta ardor ou sensação de repuxamento. Diante da baixa proteção contra os raios UVA e UVB, a pele fica mais suscetível a ressecamento e queimaduras solares. 

Se isso ocorrer, pare de utilizar o produto imediatamente e descarte-o conforme recomendação da embalagem. É importante dar o fim correto para não prejudicar o meio ambiente. 

Com Biossance, o protetor solar vencido fica no passado!

Os produtos Biossance são elaborados com fórmula vegana, cruelty-free e livre de mais de 2 mil substâncias tóxicas para garantir uma beleza limpa de verdade. Acesse o nosso catálogo para conferir todas as opções de cuidado com a pele.


×