Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho M R$29

Queimadura de sol: como evitar e tratar

27 dezembro, 2021

Queimadura de sol: como evitar e tratar

Os cuidados para evitar queimadura de sol devem ser redobrados com a chegada do alto verão. É preciso ter muita atenção para não relaxar demais e acabar esquecendo de se proteger adequadamente do sol. 

Investir em um bom protetor solar é o primeiro passo para curtir os dias de praia e piscina sem preocupações. Mas de nada adianta aplicar um protetor fator 80 apenas uma vez no começo da manhã e passar o dia todo no sol. 

A Biossance preparou um conteúdo incrível para tirar as suas principais dúvidas sobre protetor solar, explicar como funciona o FPS e como usá-lo da forma correta. Seguindo as nossas dicas, você vai aproveitar os dias mais quentes do ano sem nenhuma queimadura de sol.

Por que o FPS é tão importante? 

Quando aplicado, o filtro solar forma uma película de proteção na pele e aumenta a sua capacidade de evitar os danos causados pelos raios solares. Por isso é tão importante utilizar fotoprotetores durante o ano todo, e não apenas na praia, na piscina ou durante a prática de esportes ao ar livre. 

O fator de proteção solar (FPS) indica a capacidade do produto de manter a pele protegida dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar e pelo câncer de pele. Por exemplo, um FPS 30 aumenta em 30 vezes a proteção natural da pele quando exposta ao sol. 

Portanto, se a pele sem protetor leva 30 minutos para ficar vermelha, após a aplicação de um produto com FPS 30, esse tempo aumenta para 900 minutos, ou seja, a pele ficará protegida por até 5 horas. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso de protetores com no mínimo FPS 30, mas isso também depende do seu fototipo. Quanto mais clara a sua pele for, maior precisa ser o FPS do protetor. 

Como usar o protetor solar corretamente? 

É fundamental escolher o tipo de protetor solar recomendado para a sua pele, já que ele não deve deixar um aspecto ressecado nem aumentar a oleosidade. Há diversas texturas no mercado, entre loção, creme e spray. 

O fotoprotetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, por isso nada de passar o produto com pressa e sair correndo para a praia. É preciso tempo e paciência para espalhar o filtro solar em todas as partes do corpo.

queimadura de sol

Outra dica é não economizar no produto. A SBD recomenda a quantidade de uma colher de chá para cada região do corpo. Mas atenção: uma colher de chá deve ser dedicada para a parte da frente dos braços e pernas e outra para a parte de trás dos membros. 

Depois de esperar o tempo de absorção, você está pronto para curtir o verão. Mas lembre-se: após o banho de mar e piscina ou sudorese intensa, reaplique o protetor para evitar uma queimadura de sol. 

O que fazer para evitar a queimadura de sol? 

Se a ideia é aprender como evitar a queimadura de sol curtindo a estação mais quente do ano à beira-mar ou na piscina, há ainda outros detalhes além de usar corretamente o protetor solar. 

O primeiro passo é evitar a exposição solar entre 10h e 16h, pois esse é o período em que há maior radiação UVB na atmosfera. Se decidir passar o dia todo na praia ou no clube, aproveite esse intervalo para se abrigar embaixo da barraca ou do guarda-sol. 

É também recomendável usar barreiras físicas contra a queimadura solar, como chapéus, óculos escuros e saídas de praia com tecidos leves e claros. As cores claras refletem a luz solar, enquanto as escuras absorvem mais o calor, aumentando a chance de se queimar. 

Cheguei em casa e estou com a pele vermelha, e agora? 

Atire a primeira pedra quem nunca subestimou o poder do sol! É completamente normal nos empolgarmos com as férias na praia ou naquele dia no clube com os amigos e acabar esquecendo de reaplicar o protetor solar. 

Quando isso acontece, corremos para descobrir o que é bom para queimadura de sol, a fim de aliviar o incômodo. Felizmente há o que fazer, mas a paciência é o melhor remédio. Afinal, a pele não se regenera em poucas horas. 

Os cuidados já começam no banho: evite banhos quentes e demorados, uma vez que a água quente resseca a pele e pode piorar o quadro da queimadura solar. Aproveite a temperatura ambiente elevada e tome um banho gelado para acalmar a região e aliviar a ardência. 

Não use esponjas ou buchas corporais; opte por um sabonete líquido com pH neutro para não agredir ainda mais a pele. Ao sair do banho, aplique o Óleo 100% Esqualano com a pele ainda úmida para potencializar a hidratação. O esqualano é um dos melhores hidratantes, pois nosso corpo já reconhece essa molécula.

Outra receita de como aliviar a queimadura de sol é fazer compressa fria com chá de camomila. As propriedades calmantes dessa planta vão acalmar a região vermelha, ajudando na regeneração da pele. 

Cuide da sua queimadura de sol com Biossance! 

Os nossos produtos foram elaborados para tratar a sua pele sem danificá-la e sem agredir o meio ambiente. Eles são veganos, cruelty-free e livres de mais de 2 mil substâncias tóxicas para deixar o seu corpo verdadeiramente saudável. Acesse a loja virtual e confira as novidades para o verão.


×