Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Renovação celular: o que é e qual a sua importância

28 junho, 2021

Renovação celular: o que é e qual a sua importância

Já se olhou no espelho e reparou que sua pele está mais opaca ou sem vida? Saiba que isso pode ser um sinal de que sua renovação celular está mais lenta, o que é totalmente normal de acontecer por conta do amadurecimento da pele. Isso também pode acontecer devido aos poluentes.

A boa notícia é que você consegue melhorar a qualidade da pele e tratar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas, com tratamentos que promovem a renovação celular da pele

Acompanhe o post que preparamos com a Dra. Isis Fiorello, médica dermatologista, e descubra quais cuidados você pode adicionar ao seu dia a dia para deixar seu visual ainda mais bonito e viçoso. 

Afinal, o que é renovação celular?

Uma renovação celular que dura 28 dias pode chegar a 40 dias depois dos 26 anos. Durante esse processo, nasce uma célula na camada basal (uma das mais profundas) que é transportada para a camada córnea (a mais superficial). Lá, ela chega sem vida, daí o nome "célula morta”.

“Com o aparecimento de novas células, as antigas, já mortas, são descartadas”, explica a Dra. Isis. Porém, como falamos anteriormente, esse ritmo diminui naturalmente com o passar dos anos. Além disso, alguns fatores externos podem contribuir para que esse processo aconteça de forma ainda mais lenta.

A dermatologista diz, ainda, que “quando esse sistema é alterado, nossa pele deixa de fazer a troca natural, mudando alguns aspectos, como o brilho que ela tinha”. Mas não precisa se preocupar, pois existem produtos para renovação celular que ajudam a acelerar esse processo, evitando o envelhecimento precoce.  

Por que a renovação celular é importante?

Agora que já entendemos o que é renovação celular da pele, que tal descobrir por que ela é tão importante? A resposta é simples: porque ela contribui diretamente para a manutenção da saúde, deixando nosso visual bem-cuidado. 

Na prática, como a renovação celular fica mais lenta, nossa pele acaba perdendo o viço. Ou seja, quando há um excesso de células mortas acumuladas na camada córnea, nosso rosto fica opaco e sem vitalidade. É por esse motivo que o recomendado é buscar produtos e tratamentos que estimulem a renovação celular.

Esse é o processo normal da fisiologia da cútis. “A célula não é retida, mas trocada. Se acontecer de ficar retida, ela sofre uma desidratação que desregula todo o funcionamento das camadas da pele”, explica Fiorello. 

E a renovação celular na pele acneica?

Já sabemos como ocorre a renovação celular, porém, a dúvida que fica é se esse processo também vale para as peles acneicas. Uma curiosidade sobre esse assunto é que, nesse caso, a renovação natural não é tão eficiente. Isso porque essa pele produz muitas células mortas, e estas não são descartadas corretamente.

“Quanto maior for a quantidade de células mortas na face, maior será a probabilidade do aparecimento de oleosidade em excesso, além de cravos e espinhas”, diz a Dra. Isis. É por esse motivo que a esfoliação facial é indicada em pessoas com esse quadro. 

Sono pode ajudar na renovação celular?

Você sabia que o famoso “sono da beleza” existe mesmo? A explicação para isso é o fato de que nossa pele passa por um processo de regeneração enquanto estamos dormindo. Nesse momento também são liberados hormônios que fazem com que a pele se renove com facilidade.  

Isso quer dizer que nossa pele só se renova enquanto estamos dormindo? Pelo contrário, esse processo é feito de forma contínua. Porém, quando estamos descansando, isso se intensifica. Para usufruir desses benefícios, é importante manter o sono regulado. 

renovação celular

 

Apostar em técnicas de autocuidado e relaxamento é uma ótima forma de melhorar o sono, especialmente se você passa por situações estressantes ao longo da semana. Atividades como yoga e meditação, por exemplo, são excelentes para preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono. 

Como estimular a renovação celular?

A esfoliação facial está entre as melhores formas de como acelerar a renovação celular da pele, pois elimina as células mortas e desobstrui os poros. Para entender isso com mais clareza, podemos considerar que a pele livre tem melhor absorção de ativos, enquanto a obstruída tem baixa absorção.

Aliás, a esfoliação não precisa ser feita necessariamente de forma física visível a olho nu, com produtos que tenham partículas específicas para isso. Nesse caso, você pode apostar em ácidos como os AHAs (alfa-hidroxiácidos, além do ácido retinóico e derivados), pois eles retiram as células mortas da pele, estimulando o processo de renovação de forma química.

Você também pode apostar em alimentos que renovam as células, como é o caso das frutas vermelhas, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. As oleaginosas, como nozes, castanha de caju, amêndoa, etc., são ótimas fontes de ômega 3, um poderoso hidratante e anti-inflamatório.

Acompanhe nossas novidades!

O blog da Biossance tem sempre um conteúdo informativo esperando por você. Com nossos artigos, você aprimora seus conhecimentos sobre as características da pele, como seus tipos ou até mesmo a própria renovação celular. Acompanhe nossas novidades para não perder nada!




×