Quando o assunto é acne, muitas vezes a primeira imagem que vem à nossa cabeça é a pele de um adolescente. Apesar desse problema afetar cerca de 85% dos jovens, ele também pode aparecer na vida adulta.
Diferentemente das espinhas que surgem na adolescência, que brotam na zona T (testa, nariz e parte superior das bochechas), nos adultos a acne costuma aparecer na zona U. Nesse caso, os pontos principais do surgimento são a mandíbula, o queixo e o pescoço.
Além disso, essas espinhas tendem a ser vermelhas e inflamadas, causando dor e incômodo. Para saber mais sobre o que é acne e quais cuidados você deve manter, continue acompanhando o blog da Biossance.
A pele acneica é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, gerando acúmulo de sebo, uma substância produzida pelas glândulas sebáceas, proliferação bacteriana e inflamação. Esses cravos e espinhas costumam aparecer no rosto, no pescoço, no peito, nos ombros e nas costas.
Embora apareça em qualquer idade, ela é muito comum na adolescência. De acordo com a Dra. Ísis Fiorello, nossa dermatologista, isso acontece porque é na puberdade que os hormônios sexuais começam a ser produzidos.
Pessoas com maior predisposição genética acabam sofrendo mais com essa doença, mas a genética não é a única causadora dessa doença, já que a acne hormonal também é comum. Nesses casos, isso pode acontecer pela alteração natural dos hormônios ou pelo uso de certos tipos de medicamentos.
Geralmente esse problema de pele se manifesta em diferentes tipos de inflamações. Confira abaixo as características de cada uma delas:
De acordo com o Ministério da Saúde, a condição pode ser dividida em cinco tipos de acne, que mudam seu aspecto dependendo da gravidade das lesões. Veja abaixo cada um deles:
Cada vez mais comum, a acne adulta é um problema que pode causar incômodo por diversos motivos. Entre os principais estão: a hereditariedade, o estresse, a exposição à luz ultravioleta, a obesidade e muito mais.
Em casos mais raros, esse transtorno pode surgir como um sintoma de outra doença, como a síndrome do ovário policístico ou a síndrome metabólica. Por isso, é muito importante que antes de começar qualquer tratamento para acne você consulte um dermatologista.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando os cravos e as espinhas aparecem na forma mais leve, o tratamento pode ser feito apenas no local. Para isso utilizam-se produtos dermofarmacêuticos ou cosméticos produzidos por empresas especializadas na saúde da pele.
A doutora Ísis explica que “quando esse quadro evolui, há a possibilidade de fazer um tratamento com o auxílio de medicamentos orais que são recomendados pelo médico. A extração de cravos pode ser feita pela limpeza de pele e o tratamento complementar das lesões inflamatórias no consultório pode incluir peelings e lasers”.
Vale lembrar que quem tem esse tipo de problema não deve apertar ou cutucar as lesões, pois isso pode agravar ainda mais a infecção, causando cicatrizes. O excesso de produtos de limpeza também pode causar o efeito rebote e a sensibilização aumentada de uma pele já fragilizada, por isso, é muito importante criar uma rotina equilibrada.
Na Biossance você pode cuidar da sua pele com a Coleção Tea Tree. Composta por três fórmulas ricas e poderosas, ela foi desenvolvida para equilibrar o excesso de oleosidade, reduzindo a aparência de acnes e poros dilatados.
O Óleo Facial Equilibrante Tea Tree com Esqualano, por exemplo, é a pedida certa para quem busca uma pele com aparência mais saudável e equilibrada. Isso porque ele conta com padrões ISO que garantem o melhor óleo tea tree para os cuidados durante o skincare.
Agora que você já sabe tudo sobre a acne, que tal dar uma olhadinha nos produtos exclusivos da Biossance e usufruir dos benefícios de cada? Aqui, você encontra opções que são pensadas no seu bem-estar e no do meio ambiente. Afinal, todos eles são livres de toxinas, cruelty-free e veganos. Aproveite!