Com o avanço da degradação ambiental, o debate sobre novas formas de consumo e o esgotamento de recursos naturais se torna cada vez mais frequente em todo o mundo. Nesse contexto, entender o que é economia circular é extremamente necessário.
Um estudo realizado em 2020 pela Getty Images revelou que a busca por imagens relacionadas à "sustentabilidade" teve aumento de 62% em comparação com o ano anterior. Se você também se interessa pelo meio ambiente, fique conosco e aprenda o conceito de economia circular e os efeitos dela no planeta.
Para explicar o que é economia circular, é importante dizer que ela defende o uso inteligente de matérias-primas naturais no processo de fabricação de produtos. A ideia é substituir os recursos da natureza por insumos que durem mais, sejam recicláveis e renováveis.
Pode-se dizer que economia circular e sustentabilidade andam juntas. No lugar de explorar de forma indiscriminada, ela garante e recupera os recursos da natureza. Para isso, existe um planejamento que inclui desenho, produção e comercialização dos produtos.
De acordo com a definição apresentada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), esta é uma proposta de sistema econômico que se baseia na reutilização, o que a torna peça importante para o desenvolvimento sustentável.
As três principais características da economia circular são a diminuição da extração de recursos; o aumento da reutilização; e a maior eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos.
Mais que uma iniciativa focada na gestão de resíduos e na reciclagem, a economia circular se propõe a começar do zero. Ela incentiva a refazer todo o percurso, redesenhando o processo de fabricação, passando pelo produto e pelo modelo de negócio e chegando até a otimização no uso dos recursos.
Após entender o que é economia circular, o próximo passo é conhecer o objetivo dela. Você verá como essa proposta é inspiradora, principalmente para quem está empenhado a encontrar uma nova forma de se relacionar com a indústria.
Afinal, qual é o objetivo central da economia circular? Em geral, ela busca preservar os recursos naturais, mantendo-os intactos, no estado maior de potência e valor. Dessa forma, é possível fabricar produtos de grande utilidade e valor a todo tempo.
No fim das contas, o conceito de economia circular é uma lição importante para a indústria convencional e para nós, consumidores.
Na medida em que busca reduzir a extração dos recursos e ampliar a disponibilidade deles, a economia circular contribui para reverter problemas ambientais como o aquecimento global e a poluição.
Com o planeta mais limpo, as condições de saúde dos seres humanos também melhoram, sem falar que se reduz a escassez dos produtos comumente vista na produção econômica tradicional. Por isso, os benefícios da economia circular são maiores do que se imagina.
Melhor que entender a teoria é conhecer exemplos de economia circular que deram certo. Se você pensa que a economia circular é apenas um projeto, a seguir, confira exemplos de empresas reais que adotaram o sistema econômico.
É uma startup americana que transforma restos de madeira, vindos de florestas com certificação FSC, em pigmentos pretos de alta performance. No final, o que era apenas resíduos se torna produtos de maior valor agregado.
Esta empresa localizada na Holanda oferece assinaturas de bens duráveis. O que seria isso? Muito simples! O cliente pode alugar uma cafeteira, uma secadora ou uma máquina de lavar, então não precisa comprar o equipamento nem se preocupar com a manutenção de custos.
É uma rede formada por mais de 60 grupos de mulheres artesãs de dez estados brasileiros que transformam resíduos pós-industriais em arte. Trata-se de um exemplo de economia circular no Brasil que revela a força deste sistema econômico.
Além de produzir manualmente as peças, a Rede Asta possui uma plataforma virtual que oferece treinamentos de empreendedorismo e reaproveitamento de materiais a artesãos. O público-alvo é a população de localidades de baixa renda que aprendem o sentido de uma economia positiva na prática.
Somos uma empresa pioneira em beleza limpa, que defende um tratamento eficaz e limpo, proibindo mais de 2.000 ingredientes que são tóxicos tanto para você quanto para o meio ambiente.
A base de todos os nossos produtos é o esqualano, formulado por nossa equipe, não tóxico, sustentável e eficaz, exatamente o que a economia circular propõe. O Kit Rapid Radiance é um ótimo exemplo, indicado para fazer parte da sua rotina de skincare.
O nosso esqualano vem da cana-de-açúcar, parte de um processo 100% renovável, traz um efeito surpreendente na pele: hidrata e mantém a umidade, proporcionando brilho, maciez e aspecto saudável.
Agora que você já sabe o que é economia circular e quais efeitos positivos ela proporciona ao planeta e aos seres humanos, chegou a hora de fazer parte desta causa!
Acesse o site da Biossance, confira as nossas ofertas e nossos lançamentos de cremes, óleos e outros produtos incríveis para o cuidado com a sua pele, 100% sustentáveis e altamente eficazes.