Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Saiba o que é economia circular

18 maio, 2022

Saiba o que é economia circular

Com o avanço da degradação ambiental, o debate sobre novas formas de consumo e o esgotamento de recursos naturais se torna cada vez mais frequente em todo o mundo. Nesse contexto, entender o que é economia circular é extremamente necessário.

Um estudo realizado em 2020 pela Getty Images revelou que a busca por imagens relacionadas à "sustentabilidade" teve aumento de 62% em comparação com o ano anterior. Se você também se interessa pelo meio ambiente, fique conosco e aprenda o conceito de economia circular e os efeitos dela no planeta.

O que é economia circular?

Para explicar o que é economia circular, é importante dizer que ela defende o uso inteligente de matérias-primas naturais no processo de fabricação de produtos. A ideia é substituir os recursos da natureza por insumos que durem mais, sejam recicláveis e renováveis.

Pode-se dizer que economia circular e sustentabilidade andam juntas. No lugar de explorar de forma indiscriminada, ela garante e recupera os recursos da natureza. Para isso, existe um planejamento que inclui desenho, produção e comercialização dos produtos.

De acordo com a definição apresentada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), esta é uma proposta de sistema econômico que se baseia na reutilização, o que a torna peça importante para o desenvolvimento sustentável.

Quais são as características centrais da economia circular?

As três principais características da economia circular são a diminuição da extração de recursos; o aumento da reutilização; e a maior eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos.

Mais que uma iniciativa focada na gestão de resíduos e na reciclagem, a economia circular se propõe a começar do zero. Ela incentiva a refazer todo o percurso,  redesenhando o processo de fabricação, passando pelo produto e pelo modelo de negócio e chegando até a otimização no uso dos recursos.

Após entender o que é economia circular, o próximo passo é conhecer o objetivo dela. Você verá como essa proposta é inspiradora, principalmente para quem está empenhado a encontrar uma nova forma de se relacionar com a indústria.

Qual é o objetivo da economia circular?

Afinal, qual é o objetivo central da economia circular? Em geral, ela busca preservar os recursos naturais, mantendo-os intactos, no estado maior de potência e valor. Dessa forma, é possível fabricar produtos de grande utilidade e valor a todo tempo. 

No fim das contas, o conceito de economia circular é uma lição importante para a indústria convencional e para nós, consumidores.

Benefícios de um sistema econômico sustentável

Na medida em que busca reduzir a extração dos recursos e ampliar a disponibilidade deles, a economia circular contribui para reverter problemas ambientais como o aquecimento global e a poluição.


o que é economia circular

Com o planeta mais limpo, as condições de saúde dos seres humanos também melhoram, sem falar que se reduz a escassez dos produtos comumente vista na produção econômica tradicional. Por isso, os benefícios da economia circular são maiores do que se imagina.

Conheça casos de economia circular que deram certo

Melhor que entender a teoria é conhecer exemplos de economia circular que deram certo. Se você pensa que a economia circular é apenas um projeto, a seguir, confira exemplos de empresas reais que adotaram o sistema econômico.

Nature Coatings

É uma startup americana que transforma restos de madeira, vindos de florestas com certificação FSC, em pigmentos pretos de alta performance. No final, o que era apenas resíduos se torna produtos de maior valor agregado.

Bundles

Esta empresa localizada na Holanda oferece assinaturas de bens duráveis. O que seria isso? Muito simples! O cliente pode alugar uma cafeteira, uma secadora ou uma máquina de lavar, então não precisa comprar o equipamento nem se preocupar com a manutenção de custos.

Rede Asta

É uma rede formada por mais de 60 grupos de mulheres artesãs de dez estados brasileiros que transformam resíduos pós-industriais em arte. Trata-se de um exemplo de economia circular no Brasil que revela a força deste sistema econômico.

Além de produzir manualmente as peças, a Rede Asta possui uma plataforma virtual que oferece treinamentos de empreendedorismo e reaproveitamento de materiais a artesãos. O público-alvo é a população de localidades de baixa renda que aprendem o sentido de uma economia positiva na prática.

A Biossance é uma empresa que ajuda o meio ambiente

Somos uma empresa pioneira em beleza limpa, que defende um tratamento eficaz e limpo, proibindo mais de 2.000 ingredientes que são tóxicos tanto para você quanto para o meio ambiente.

A base de todos os nossos produtos é o esqualano, formulado por nossa equipe, não tóxico, sustentável e eficaz, exatamente o que a economia circular propõe. O Kit Rapid Radiance é um ótimo exemplo, indicado para fazer parte da sua rotina de skincare.

O nosso esqualano vem da cana-de-açúcar, parte de um processo 100% renovável, traz um efeito surpreendente na pele: hidrata e mantém a umidade, proporcionando brilho, maciez e aspecto saudável.

Confira nossas ofertas: cuide de você e da natureza!

Agora que você já sabe o que é economia circular e quais efeitos positivos ela proporciona ao planeta e aos seres humanos, chegou a hora de fazer parte desta causa!

Acesse o site da Biossance, confira as nossas ofertas e nossos lançamentos de cremes, óleos e outros produtos incríveis para o cuidado com a sua pele, 100% sustentáveis e altamente eficazes.



×