Continuar Comprando

Complete sua compra:
Lip balm vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho G R$26

Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia

22 setembro, 2020

O retinol é um derivado da vitamina A que possui a função de estimular a renovação celular, auxiliando na prevenção e no tratamento do envelhecimento. Ele também pode ser um ótimo aliado contra rugas, flacidez e linhas de expressão.

Quer saber mais sobre o que é retinol, quais as principais características dele e qual opção pode ser utilizada para substituí-lo? Continue acompanhando o artigo que nós, da Biossance, preparamos para você!

O que é retinol?

Como falamos anteriormente, o retinol nada mais é do que um princípio ativo da vitamina A que proporciona aumento na produção de colágeno. Isso resulta em uma derme com rugas preenchidas, linhas finas reduzidas e manchas suavizadas.

Além disso, os produtos com retinol são ótimas opções para melhorar a aparência de cravos e espinhas. Isso porque essa substância limpa bem os poros, evitando inflamações recorrentes no rosto.

Benefícios

Entre os principais benefícios dessa substância está uma leve esfoliação, que ajuda a eliminar células mortas, facilitando a penetração de outros produtos. Isso faz o tratamento, seja ele antioleosidade ou anti-idade, ser mais eficaz.

O ativo deixa a pele mais iluminada e conta com uma ação que uniformiza o tom da pele, colaborando no tratamento de manchas. Outra vantagem é o auxílio na produção de fibras de colágeno e elastina, que melhora a flacidez e as rugas.

Quais são as contraindicações?

O uso de produtos com esse ingrediente deve ser orientado por um dermatologista. Afinal, eles podem apresentar irritação em quem tem uma derme mais sensível ou propensa a alergias.

O uso da substância nesse tipo de pele também pode ocasionar problemas como vermelhidão, sensação de repuxamento e descamação. Vale lembrar que ela também não é indicada para grávidas e lactantes, pois não é natural.

A boa notícia é que há uma versão natural desse ingrediente que pode ser utilizada por pessoas com diferentes tipos de pele. Nomeado bakuchiol, o extrato vegetal oferece funções bem parecidas com o ativo de vitamina A.

O que é bakuchiol?

O bakuchiol é um antioxidante encontrado nas sementes de planta Psoralea Corylifolia, da Ásia Oriental. Ele também é o único extrato botânico que tem a produção de colágeno comprovada.

Dessa forma, assim como o composto anterior, essa opção natural fortalece a base da pele, minimizando o surgimento de rugas e linhas finas. Contudo, ele contém um diferencial: não causa irritação.

Retinol e bakuchiol: quais as diferenças?

Após entender o que é bakuchiol, a questão que fica é a sua eficiência em comparação ao composto derivado de vitamina A. Para descobrir isso, os estudiosos pediram que 44 participantes aplicassem em si mesmos um creme com 0,5% de bakuchiol ou um com 0,5% de retinol todas as noites.

A informação vem de um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology, em 2018. Além de compatível com o ativo anterior, o bakuchiol tem um nível de tolerância elevado.

A conclusão foi que apesar de os dois atuarem de forma similar na pigmentação e no combate às rugas, o extrato natural diminui a sensação de picada, a descamação e o ardor.

Além disso, segundo cientistas, os produtos com bakuchiol são ótimas opções para peles negras, porque eles evitam a hiperpigmentação pós-inflamatória e não causam inflamação.

Para quem é indicado o bakuchiol?

Por ser uma solução mais leve e natural, esse extrato botânico pode ser utilizado em todos os tipos de pele, seja ela seca, mista, sensível ou oleosa. Outra opção é usar em conjunto com vitamina C, ácidos em sérum ou cremes. Vale lembrar que ele pode ser utilizado durante o dia, pois não é fotossensível.

Embora o extrato não tenha contraindicações para grávidas e lactantes, o ideal é consultar um dermatologista antes de começar o tratamento. Assim, ele poderá verificar as características da derme e indicar o processo necessário.

Bakuchiol da Biossance

Você pode contar com todos os benefícios do bakuchiol ao investir no Sérum Phyto-Retinol com Esqualano da Biossance. Leve e poderoso, ele reduz a aparência de rugas e linhas de expressão, deixando a pele visivelmente mais firme.

Por se tratar de um sérum, ele deve ser utilizado logo após a higienização da pele. Para isso, aplique de dois a três pumps do produto no rosto e massageie suavemente.

Diferentemente do ativo tradicional, o nosso composto natural pode ser utilizado de manhã e à noite. Caso necessário, você pode concluir o processo de skincare com um hidratante.

Confira as opções da Biossance!

Agora que você já sabe as semelhanças e diferenças entre o retinol e o bakuchiol, que tal conhecer os produtos Biossance? Aqui, todas as fórmulas são desenvolvidas a fim de manter o seu bem-estar e o do meio ambiente. Confira nossas opções e adicione o conceito clean beauty na sua rotina de cuidados.



×