Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Gel Antisséptico Hidratante Para Mãos com Esqualano 240mL R$13

Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia

por Ivy Sanches 22 setembro, 2020

O retinol é um derivado da vitamina A que possui a função de estimular a renovação celular, auxiliando na prevenção e no tratamento do envelhecimento. Ele também pode ser um ótimo aliado contra rugas, flacidez e linhas de expressão.

Quer saber mais sobre o que é retinol, quais as principais características dele e qual opção pode ser utilizada para substituí-lo? Continue acompanhando o artigo que nós, da Biossance, preparamos para você!

O que é retinol?

Como falamos anteriormente, o retinol nada mais é do que um princípio ativo da vitamina A que proporciona aumento na produção de colágeno. Isso resulta em uma derme com rugas preenchidas, linhas finas reduzidas e manchas suavizadas.

Além disso, os produtos com retinol são ótimas opções para melhorar a aparência de cravos e espinhas. Isso porque essa substância limpa bem os poros, evitando inflamações recorrentes no rosto.

Benefícios

Entre os principais benefícios dessa substância está uma leve esfoliação, que ajuda a eliminar células mortas, facilitando a penetração de outros produtos. Isso faz o tratamento, seja ele antioleosidade ou anti-idade, ser mais eficaz.

O ativo deixa a pele mais iluminada e conta com uma ação que uniformiza o tom da pele, colaborando no tratamento de manchas. Outra vantagem é o auxílio na produção de fibras de colágeno e elastina, que melhora a flacidez e as rugas.

Quais são as contraindicações?

O uso de produtos com esse ingrediente deve ser orientado por um dermatologista. Afinal, eles podem apresentar irritação em quem tem uma derme mais sensível ou propensa a alergias.

O uso da substância nesse tipo de pele também pode ocasionar problemas como vermelhidão, sensação de repuxamento e descamação. Vale lembrar que ela também não é indicada para grávidas e lactantes, pois não é natural.

A boa notícia é que há uma versão natural desse ingrediente que pode ser utilizada por pessoas com diferentes tipos de pele. Nomeado bakuchiol, o extrato vegetal oferece funções bem parecidas com o ativo de vitamina A.

O que é bakuchiol?

O bakuchiol é um antioxidante encontrado nas sementes de planta Psoralea Corylifolia, da Ásia Oriental. Ele também é o único extrato botânico que tem a produção de colágeno comprovada.

Dessa forma, assim como o composto anterior, essa opção natural fortalece a base da pele, minimizando o surgimento de rugas e linhas finas. Contudo, ele contém um diferencial: não causa irritação.

Retinol e bakuchiol: quais as diferenças?

Após entender o que é bakuchiol, a questão que fica é a sua eficiência em comparação ao composto derivado de vitamina A. Para descobrir isso, os estudiosos pediram que 44 participantes aplicassem em si mesmos um creme com 0,5% de bakuchiol ou um com 0,5% de retinol todas as noites.

A informação vem de um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology, em 2018. Além de compatível com o ativo anterior, o bakuchiol tem um nível de tolerância elevado.

A conclusão foi que apesar de os dois atuarem de forma similar na pigmentação e no combate às rugas, o extrato natural diminui a sensação de picada, a descamação e o ardor.

Além disso, segundo cientistas, os produtos com bakuchiol são ótimas opções para peles negras, porque eles evitam a hiperpigmentação pós-inflamatória e não causam inflamação.

Para quem é indicado o bakuchiol?

Por ser uma solução mais leve e natural, esse extrato botânico pode ser utilizado em todos os tipos de pele, seja ela seca, mista, sensível ou oleosa. Outra opção é usar em conjunto com vitamina C, ácidos em sérum ou cremes. Vale lembrar que ele pode ser utilizado durante o dia, pois não é fotossensível.

Embora o extrato não tenha contraindicações para grávidas e lactantes, o ideal é consultar um dermatologista antes de começar o tratamento. Assim, ele poderá verificar as características da derme e indicar o processo necessário.

Bakuchiol da Biossance

Você pode contar com todos os benefícios do bakuchiol ao investir no Sérum Phyto-Retinol com Esqualano da Biossance. Leve e poderoso, ele reduz a aparência de rugas e linhas de expressão, deixando a pele visivelmente mais firme.

Por se tratar de um sérum, ele deve ser utilizado logo após a higienização da pele. Para isso, aplique de dois a três pumps do produto no rosto e massageie suavemente.

Diferentemente do ativo tradicional, o nosso composto natural pode ser utilizado de manhã e à noite. Caso necessário, você pode concluir o processo de skincare com um hidratante.

Confira as opções da Biossance!

Agora que você já sabe as semelhanças e diferenças entre o retinol e o bakuchiol, que tal conhecer os produtos Biossance? Aqui, todas as fórmulas são desenvolvidas a fim de manter o seu bem-estar e o do meio ambiente. Confira nossas opções e adicione o conceito clean beauty na sua rotina de cuidados.


Ivy Sanches


Ivy Sanches
Ivy Sanches

Autor

Publicitária, aspirante a jornalista e escritora de coração, sou apaixonada pelo mundo da beleza desde que o gloss roll on era o must have da temporada - tinha todas as cores e sabores, pode confiar em mim! Minhas experiências profissionais dentro do universo da beauté aconteceram ao lado de grandes editoras de beleza, organizando eventos e experiências em torno do assunto por todo o país e aprendendo cada dia mais. Agora, como parte da marca pioneira em clean beauty no Brasil, quero dividir com vocês todo o conhecimento que adquirir nessa jornada e ajudar a construir um mundo melhor, um texto por vez.



Ver artigo completo

5 dicas para identificar os sintomas de estresse na pele
5 dicas para identificar os sintomas de estresse na pele

por Ivy Sanches 30 outubro, 2020

Precisamos falar sobre sustentabilidade
Precisamos falar sobre sustentabilidade

por Ivy Sanches 28 outubro, 2020

Rolo de quartzo rosa: dê um up na sua pele com essa ferramenta
Rolo de quartzo rosa: dê um up na sua pele com essa ferramenta

por Ivy Sanches 26 outubro, 2020

×