Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Saiba tudo sobre a Semana do Meio Ambiente e a importância dela

31 março, 2022

Saiba tudo sobre a Semana do Meio Ambiente e a importância dela

A preservação da natureza é um tema que ganha cada vez mais espaço nos debates públicos, mas você sabia que existem datas com o objetivo de aumentar essa visibilidade? Estamos falando da Semana do Meio Ambiente

Nesta semana, discutem-se ideias e campanhas para diminuir os impactos negativos das ações humanas sobre os ecossistemas, visando, é claro, à conscientização da população para muito além de um período pontual. Para entender mais, continue por aqui!  

O que é?

Para saber o que é a Semana do Meio Ambiente, precisamos ter um panorama daquilo que acontece no mundo hoje. O desenvolvimento da população e da indústria trouxe consequências para o meio em que habitamos. Dependemos e utilizamos recursos naturais para diversos fins, desde aquilo que comemos até aquilo que vestimos utiliza matérias-primas vindas da natureza.

Porém, infelizmente, esses recursos naturais não são inesgotáveis. Isso significa que, sem um consumo consciente, as matérias-primas que são tão importantes para nós, como a água e as árvores, podem acabar. Além disso, as produções humanas impactam a natureza e geram poluição, queimadas e desmatamento, que exercem influências diretas e indiretas sobre solo, ar, água, fauna e flora. 

Pensando em conscientizar a população em diversas esferas, desde agentes do governo até pessoas comuns, criou-se a Semana do Meio Ambiente.  Ela foi instituída em 27 de maio de 1981, segundo o decreto n.º 86.028, com o objetivo de incentivar as pessoas a se preocuparem e tomarem atitudes para cuidar do patrimônio natural do Brasil.

Quando ela acontece?

Então, quando é a Semana do Meio Ambiente? Ela acontece sempre na primeira semana de junho, porque foi criada para reforçar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Se você quer saber mais, não se preocupe! A seguir, temos mais informações sobre essa data especial. 

Dia Mundial do Meio Ambiente

Esta data foi instituída antes da Semana do Meio Ambiente, em 1972. Trata-se de um marco, pois é o dia em que começou a Conferência de Estocolmo (ou Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano). 

O evento foi estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para indivíduos e governos tomarem uma posição crítica em relação aos impactos negativos das ações da humanidade sobre a natureza e, consequentemente, assumirem a responsabilidade da preservação e da conservação do meio ambiente.

Na conferência, a ONU elaborou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente. Ambos servem para apresentar princípios que visam melhorias em relação à preservação.

Todo ano, as Nações Unidas escolhem um país como sede oficial das conferências e ações ambientais. Além disso, elas determinam um tema que vai guiar todas as campanhas, palestras e discussões.

Objetivo

Basicamente, qual é o objetivo da Semana do Meio Ambiente: conscientização e ação. Geralmente, nestes dias, acontecem eventos relacionados ao tema para pessoas de todas as esferas adquirirem conhecimento.

Contudo, isso não se reduz a saber que nossas ações e produções podem poluir, desmatar ou consumir demais. A data serve também para colocar em prática atitudes que mudem este cenário e garantir um futuro melhor. 

pessoa plantando.

Tudo começa com informação e discussão. Afinal, para tomar atitudes, é preciso saber sobre o que está acontecendo, as causas, como se envolver direta ou indiretamente. Porém, não podemos parar nesta etapa.

A intenção é de que a preservação do meio ambiente seja uma pauta constante no calendário. Se a população tomar atitudes, mesmo pequenas, e cobrá-las de governos e empresas de todos os portes, eles serão pressionados a seguir esta agenda. Isso não só na Semana do Meio Ambiente, mas constantemente.

Importância

A importância da Semana do Meio Ambiente é enorme. É um marco visível de que precisamos nos importar com a natureza, pois dependemos dela para continuar vivendo. 

Ela representa uma oportunidade de repensar atitudes, sistemas de produção e consumo. Geralmente, ocorrem campanhas em escolas e empresas, palestras, workshops e cursos envolvendo especialistas, além de pessoas públicas anunciando apoio à causa. 

Uma dessas ocasiões pode ser o momento de aprender a reciclar ou ter um consumo consciente. Líderes de uma empresa também podem pensar sobre o desperdício de água e adaptarem a própria produção. Além disso, pautas ambientais ganham forças para serem finalmente implementadas.

Por isso, não podemos diminuir a importância da Semana do Meio Ambiente. A data pode servir como um ponto de mudança para nós mesmos e a sociedade, quando agimos e apoiamos ações sustentáveis.

Atividades para a Semana do Meio Ambiente

Há opções de atividades na Semana do Meio Ambiente que acontecem em espaços públicos, empresas, escolas, instituições de ensino ou até mesmo online. Nas redes sociais, é possível encontrar algumas publicações sobre o tema e onde encontrar estes eventos.

Se você não puder participar de nenhum deles nesta Semana do Meio Ambiente,  que tal começar algum projeto em casa? Você pode dar um novo sentido para algum item que seria descartado, doar as roupas que não usa mais para um brechó ou começar a separar o lixo para coleta seletiva.

Outras ideias são começar uma horta em casa e usar a água captada da chuva para lavar o quintal ou regar as plantas. Aproveite para pesquisar sobre marcas sustentáveis, especialmente aquelas que estão mais perto de você.



×