Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Saiba tudo sobre melasma

24 março, 2021

Provavelmente você já ouviu falar sobre melasma em algum momento. Caracterizada por uma mancha muito incômoda, essa condição acomete muitas pessoas, principalmente as mulheres, podendo ser agravada durante a gestação.

A boa notícia é que, com um pouquinho de cuidado, você consegue contornar essa situação, deixando sua pele muito bonita e saudável. Para desvendar o que é melasma, quais as suas causas e principais tratamentos, nós, da equipe Biossance, conversamos com a Dra. Ísis Fiorello Mesquita. Acompanhe!

O que é melasma?

Essa condição é uma disfunção na pigmentação da pele que resulta no surgimento de manchas castanhas e acinzentadas, simétricas, nas regiões que costumam ficar mais expostas ao sol, como o rosto. Geralmente aparece na testa, no buço e nas bochechas, mas também pode se manifestar em outras partes do corpo, como o colo e os braços.

Além disso, essa condição se divide em três tipos:

  • epidérmico, quando há um depósito exagerado de pigmento na epiderme (camada superficial da pele);
  • dérmico, marcado pelo depósito de melanina em volta dos vasos profundos e superficiais;
  • misto, quando há muita pigmentação na derme, na epiderme e em outras áreas.

Quais as causas do melasma?

De acordo com a Dra. Ísis, não há uma causa comprovada para o melasma, mas alguns fatores contribuem para seu surgimento. “A causa exata do melasma é desconhecida, porém, podem ser fatores desencadeantes a gestação, o uso de contraceptivos orais, as disfunções endócrinas e os tratamentos hormonais”.

A doutora ainda nos explica que a exposição excessiva e sem proteção ao sol é outro motivo que pode ser um agravante para quem sofre com essa condição. “A exposição solar é o fator mais importante, já que a radiação UV induz maior atividade melanogênica, desenvolvendo a pigmentação”.

Melasma entre homens e mulheres

Como falamos anteriormente, é muito comum que os sintomas de melasma apareçam em mulheres, mas isso não significa que essa doença não se desenvolva nos homens. Afinal, embora a ocorrência dessas manchinhas seja menor entre eles, é importante estar sempre de olho nos sinais que a pele nos dá.

Dentre os acometidos, 10% são do sexo masculino e essa condição geralmente aparece por fatores genéticos, raciais, e pela exposição à radiação solar e à luz visível. Portanto, independentemente do seu gênero, é essencial o uso diário do protetor solar para prevenir essa e diversas outras condições dermatológicas.

Hábitos e melasma

Será que nossos hábitos também podem contribuir para o aparecimento do melasma no rosto? “O desenvolvimento dessa condição depende da interação entre fatores ambientais e hormonais associados à predisposição genética de maior tendência da pele à pigmentação”, esclarece a Dra. Ísis.

Como prevenir o melasma?

A gente sabe que controlar os fatores hormonais é uma tarefa muito difícil, especialmente para quem está grávida. Pensando nisso, uma boa forma de evitar essa condição é aplicando protetor solar todos os dias, até mesmo naqueles em que você não pretende sair de casa.

o-que-e-melasma
Essa atitude irá deixar sua pele muito mais protegida contra a ação dos raios solares e da luz visível, evitando doenças e envelhecimento precoce. Mas não para por aí, já que essa é uma ótima sugestão de como evitar o melasma na gravidez, lembre-se de deixar seu produto favorito sempre por perto!

Como tratar o melasma?

Afinal, essa condição tem cura? “O melasma, assim como outras doenças crônicas, não tem cura, mas tem tratamento e possibilidade de controle. Por isso o cuidado deve ser constante, principalmente relacionado à fotoproteção rigorosa”, explica a especialista.

A dica para quem está procurando formas de como tratar o melasma é apostar em procedimentos estéticos, de preferência no inverno. Com a ajuda de seu dermatologista, é possível fazer peelings e lasers para minimizar as manchas. Já ao longo do ano, vale apostar em uma rotina preventiva com cosméticos que uniformizam o tom da sua pele.

Biossance no tratamento do melasma

Descoberto o que causa melasma, o próximo passo é contar com produtos que ajudem a tratar sua pele com o amor que ela merece. Para isso, os produtos Biossance são ótimas opções.

Ao apostar no nosso protetor solar, você dá um up na proteção da pele, já que ele conta com óxido de zinco, que faz a barreira física necessária para proteção contra a luz visível.

Para incrementar a ação do nosso Protetor Solar Mineral com Zinco e Esqualano, você também pode adicionar a vitamina C à sua rotina. Com ela, você potencializa o efeito antioxidante em associação ao protetor solar, além de iluminar, firmar e reduzir visivelmente a aparência de linhas de expressão, além de uniformizar a aparência da pele.

Além disso, para melhorar a qualidade da pele temos o Phytoretinol com bakuchiol, que traz o efeito do retinol-like, só que com menos efeitos colaterais. Há também o sérum noturno com ácido lático, como renovador celular, e a máscara facial com ácido glicólico, que pode ser usada duas vezes por semana para esfoliação física e química.

Fique por dentro de tudo!

Agora você já sabe tudo sobre o melasma, quer se informar sobre mais condições da pele? Aqui, no blog da Biossance há diversos conteúdos completos esperando por você. Inscreva-se para não perder nenhuma novidade!


×