Voltar para a loja

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Saquinho de Linho Tamanho M R$29

Snacks saudáveis: 3 receitas de lanches veganos e dicas sobre essa alimentação

25 julho, 2022

Snacks saudáveis: 3 receitas de lanches veganos e dicas sobre essa alimentação

Entre as principais refeições, é essencial comer alimentos mais balanceados para manter a metabolização corporal quando bate aquela fominha. Nesse caso, opte por snacks saudáveis, fáceis de preparar e com ingredientes que forneçam vitaminas e minerais essenciais. 

Se você não é bom cozinheiro ou não sabe o que preparar, não se preocupe. Trouxemos uma lista com três receitas de snacks saudáveis e veganos para acabar com a fome fora de hora. 

Porque se alimentar entre as refeições principais 

Que manter uma alimentação balanceada, saudável e incluir pequenos snacks entre as principais refeições é uma recomendação frequente entre os especialistas você já sabe, mas e o porquê?

Isso ocorre porque, quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, o metabolismo diminui temporariamente, e o corpo tende a conservar calorias em vez de queimá-las. Esse processo faz parte do mecanismo primitivo de sobrevivência do corpo para evitar a fome. 

Além disso, optar por snacks saudáveis ​​ajuda a evitar a fome e os desejos que podem levar a comer demais. Por outro lado, é importante lembrar que comer em horários irregulares não acelera o metabolismo, pelo contrário. Uma alimentação  irregular resulta em aumento da taxa de gordura, o que promove o aumento de peso.

Porque optar por snacks veganos

As receitas veganas oferecem muitas vantagens na alimentação, como a diminuição do consumo excessivo de gorduras saturadas, normalmente presentes na carne animal. Além disso, os snacks vegans são fáceis de preparar e promovem diferentes tipos de vitaminas e minerais, já que há maior consumo de verduras, vegetais e frutas.

3 receitas de snacks veganos 

Conhecendo os benefícios de escolher snacks saudáveis para lanche, é hora de conferir algumas receitas deliciosas e fáceis de preparar para promover saúde e bem-estar para a rotina. 

Couve-flor fit empanada 

A couve-flor empanada é uma receita certeira porque até os não adeptos do veganismo saboreiam essa delícia. Feito com farinha de trigo integral, água, sal, páprica, fubá e azeite, esse é um dos snacks saudáveis caseiros que mais fazem sucesso.

Para preparar, primeiro, é necessário fazer o molho que substitui o ovo na receita. Misture ¾ de farinha de trigo integral com ½ xícara de água, páprica e sal a gosto. É importante que o molho não esteja muito grosso para lembrar a consistência do ovo.

Lave a couve-flor para remover bactérias e sujeiras. Em seguida, seque para os temperos e outros ingredientes serem absorvidos pela hortaliça. Após o processo, coloque-a em banho-maria para refogar brevemente.

Em seguida, misture a couve no molho e no fubá. Enquanto isso, aqueça sua fritadeira elétrica ou forno. Quando estiver quente, coloque as floretes no recipiente e passe um fio de azeite por cima. Quando perceber que está dourado e crocante, retire do forno, espere esfriar e saboreie essa delícia.

Comidas saudáveis em cima da mesa.

Couve-flor empanada: outras formas de preparo

Você pode substituir a couve-flor por pepino, brócolis e outros vegetais do seu interesse. Nesse caso, opte por um vegetal da época, por exemplo, mandioquinha, nabo e pepino são fáceis de encontrar no inverno. Assim, você terá opções de snacks baratos e saudáveis para saborear.

Guacamole

O guacamole é um molho delicioso. Além de nachos, você pode  usar pães, biscoitos e wraps para completar o prato. Para o preparo, é necessário um abacate picado, uma cebola, três tomates, um pimentão vermelho, dois dentes de alho, um limão, coentro e pimenta-malagueta a gosto, sal e azeite.

Pique todos os ingredientes, coloque-os em uma tigela e misture. Se preferir consistência mais cremosa, amasse o abacate em vez de picar. Essa receita faz o maior sucesso e é uma ótima opção para fazer quando receber amigos e a família.

Crepe vegano

Entre os snacks saudáveis para levar na bolsa, está o crepe vegano. A partir da massa, é possível fazer muitos recheios deliciosos, doces ou salgados. Para o preparo, é necessário meia xícara de farinha de trigo integral, duas colheres de sopa de amido de milho, uma colher de azeite e uma pitada de açúcar e sal.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e, em seguida, coloque-os em uma frigideira. Quanto mais fina for a massa, mais crocante e saborosa ela será. Para o recheio, você pode usar falafel com alface e tomate, pasta de amendoim vegana, frutas ou o que a sua criatividade permitir.

Outros snacks veganos

Alguns snacks saudáveis e veganos são tão simples e saborosos que não precisam de receita. Esse é o caso da pipoca, por exemplo. Com um pouco de sal, azeite e milho, você pode saborear o lanchinho em qualquer hora do dia. 

Além disso, dá até para fazer pipoca no microondas e você só vai precisar do sal, da pipoca e de 4 colheres de água. Para isso, coloque o milho com a água e o sal em um prato, faça alguns furos no filme plástico e cubra o prato. Em 4 minutos sua pipoca estará pronta!

Saladas, batata-doce cozida, amendoim e outras castanhas são sugestões para beliscar quando sentir aquela fome. Além disso, algumas receitas tradicionais podem ser modificadas. É só substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas ou de coco, assim como trocar a manteiga pelo óleo de coco ou de azeite. 

Essas são opções de snacks saudáveis, fáceis de fazer e que atendem a todos os gostos. Assim, você se alimenta entre as principais refeições e se mantém saudável. 

Compromisso com a natureza

A Biossance acredita na beleza limpa e sustentável. Por isso, nossos produtos são cruelty-free, com ingredientes naturais e embalagens recicláveis. Além disso, temos parcerias com organizações internacionais para educar sobre questões ambientais, sociais e legislativas. Saiba mais sobre as nossas ações.



×