Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Guasha de Quartzo Rosa Biossance R$79

Tipos de esfoliação: entenda as 3 formas e como elas agem

11 agosto, 2021

Tipos de esfoliação: entenda as 3 formas e como elas agem

Esfoliar a pele é uma parte muito importante na rotina de skincare. Mas você sabe para que ela serve e quais são os tipos de esfoliação que existem? Ou como ela age no seu rosto e qual opção é a mais indicada para você?

Pensando nessas dúvidas, a equipe da Biossance preparou este conteúdo completo sobre esfoliação, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Não perca tempo e continue a leitura. Vamos lá!

O que é esfoliação?

Antes de saber quais são os tipos e como realizá-los, é preciso entender o que é esfoliação e por que esse procedimento é tão importante. Acontece que a pele tem algumas camadas compostas por células mortas, que podem provocar foliculite, acnes, pequenas rugas, pelos encravados, etc. Para remover essas células, substituí-las por novas e promover uma renovação celular é necessária a esfoliação. 

Basicamente, a esfoliação é uma desintoxicação profunda dos poros, deixando o rosto mais limpo e macio — o oposto de um rosto sem esfoliar, que fica opaco e sem maciez. É a esfoliação que garante, também, que o rosto fique mais saudável, ajudando na hidratação uniforme. Portanto, é fundamental esfoliar a pele na rotina ideal, indicada por um profissional.


Agora que você já sabe por que essa etapa do skincare é importante, conheça os três tipos de esfoliação disponíveis para escolher o que mais combina com sua pele e rotina.

Tipos de esfoliação

Cada um dos tipos de esfoliação tem suas características e benefícios. Por isso, é importante conhecê-los bem antes de escolher o que você deseja. Confira.

Esfoliação química  

A esfoliação química acontece por meio de produtos compostos, como os AHAs (alfa-hidroxiácidos), que são os famosos ácidos. São os ingredientes das fórmulas desses itens que fazem as células mortas saírem da pele. 

Para isso, é necessário aplicar o produto em um rosto bem hidratado e deixá-lo agir pelo tempo indicado por um profissional. Conhecido também como peeling químico, o procedimento deixa o rosto como novo, com brilho e textura suaves. 

A esfoliação química pode ser realizada em qualquer época do ano, mas sempre sob orientações profissionais, especialmente quando há exposição solar. Isso porque os ácidos podem deixar o rosto mais sensível durante os tratamentos. 

Esfoliar pele seca com químicos exige mais cuidados, por exemplo. Lembra da hidratação? Então, nesses casos, é preciso redobrar o uso de hidratante apropriado, e a frequência da esfoliação pode ser menos intensa. 

Enquanto isso, as peles mais oleosas podem manter uma rotina de esfoliação a cada 15 dias, pois esse tipo é mais resistente e se recupera mais rápido. 

Esfoliação física

A esfoliação física atua de maneira diferente da química, pois funciona por meio do atrito direto. É com pequenos grânulos, presentes em cremes ou barras, que a remoção das células acontece. 

O movimento desse tipo de esfoliação deve ser feito de forma suave, para não machucar o rosto. Você pode apostar em esponjas e aparelhos específicos para isso, que tornam o procedimento mais prático. 

tipos de esfoliação

Essa esfoliação pode ser realizada semanalmente em peles secas ou com um espaçamento menor de tempo em rostos mais oleosos. Não se esqueça de que a hidratação também é fundamental no processo. 

Esfoliação enzimática

Um pouco menos popular que as duas anteriores, a esfoliação facial enzimática utiliza enzimas naturais ou sintéticas. Ela age quebrando proteínas e estimulando a renovação celular da pele, deixando o rosto com o aspecto mais flexível e com uma textura melhor.  

As enzimas naturais ou biológicas que podem ser utilizadas para a esfoliação são: papaína, que vem do mamão, e bromelina, que vem do abacaxi, romã e abóbora. As sintéticas podem ser obtidas em produtos específicos para a esfoliação enzimática. 

Esse tipo de esfoliação é indicado para todos os tipos de pele, desde que haja o acompanhamento de um profissional. Assim, as frequências para esfoliar a região poderão ser bem definidas de acordo com a sua pele. 

Esfoliação no skincare

Depois de conhecer os tipos de esfoliação, saiba em qual parte da sua rotina de skincare essa etapa deve entrar. Após terminar a limpeza do rosto, utilizando sabonetes próprios para a área, você poderá iniciar a esfoliação, seja física, química ou enzimática. 

Uma opção de esfoliante é o Sérum Noturno com ácido lático da Biossance. Além de esfoliar, ele restaura totalmente a pele do rosto, acelerando o processo de renovação celular. Tudo isso utilizando uma fórmula redesenhada, transformando o ativo em vegano, com açúcares de fontes sustentáveis.

Você pode usar também a Máscara com ácido glicólico da Biossance. Ela esfolia, deixa a textura da pele melhor e repõe a luminosidade natural. Sua ação eficaz remove todas as células mortas da superfície do rosto, de forma suave.


Dessa forma, você estará potencializando a limpeza da pele, removendo as células mortas e promovendo a renovação celular. Termine hidratando o rosto e aplicando o protetor solar. 

Cuide-se com a Biossance!

Deu para ver como os tipos de esfoliação são importantes no skincare, não é mesmo? Agora que você já sabe tudo sobre o tema, não deixe de acompanhar o blog da Biossance para receber mais dicas incríveis de autocuidado como essa!




×