Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Tudo o que você precisa saber sobre Outubro Rosa

09 outubro, 2021

Conhecido como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa é celebrado desde os anos 90. O objetivo da campanha é fornecer informações sobre a doença, promovendo maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Todo ano, monumentos são iluminados nos mais diversos tons de rosa com a intenção de expor ao mundo a importância da luta contra o câncer de mama. Isso porque essa doença é considerada uma das responsáveis pelo maior número de mortes de mulheres em todo o mundo.

Para te ajudar a entender mais sobre essa campanha e como ela surgiu, a equipe Biossance preparou um artigo especial sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais sobre o movimento e as formas de prevenção!

O que é Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Geralmente, mulheres entre 40 e 70 anos são aconselhadas a fazer mamografia, um exame capaz de detectar a presença do nódulo cancerígeno.

Esse movimento começou na década de 90, nos Estados Unidos, com a intenção de estimular a participação de todos na prevenção ao câncer de mama. Em geral, as campanhas são divididas da seguinte forma:

  • transmitir informações sobre a doença;
  • estimular a atenção das mulheres sobre o assunto;
  • investigar alterações suspeitas no corpo da mulher,
  • reforçar benefícios e riscos da mamografia de rotina, deixando a mulher livre para decidir onde será realizado o exame.

São realizadas diversas atividades para promover a conscientização do câncer de mama, compartilhando informações detalhadas sobre a doença. Dessa forma, é possível reduzir os riscos e, consequentemente, o índice de mortalidade.

Vale lembrar que a campanha ajuda a aumentar as chances de cura, já que quando a doença é detectada precocemente há mais opções de tratamento. Por isso, fazer o exame de câncer de mama com regularidade é fundamental.

Como surgiu esse movimento?

Como adiantamos anteriormente, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, no final do século 20. Na época, a Fundação Susan G. Komen for the Cure promoveu uma corrida nas ruas de Nova York com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama.

Nesse evento, o laço cor-de-rosa foi lançado e distribuído a todos os participantes da corrida, tornando-se símbolo oficial da luta. Não à toa, o nome da campanha remete à cor do laço.

Outubro Rosa no Brasil: como começou?

A primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa no Brasil aconteceu em 2002, quando o monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu uma iluminação dessa cor. A ação foi impulsionada por um grupo de mulheres simpatizantes ao movimento em conjunto com uma empresa europeia.

outubro rosa

Seis anos depois desse feito, a campanha passou a tomar forma no país. Em 2008, diversas empresas passaram a iluminar prédios e monumentos pelas cidades brasileiras como forma de demonstrar apoio à causa. Entre as principais cidades estão São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Teresina e muitas outras.

Como fazer o autoexame?

O autoexame é recomendado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Fazê-lo regularmente, além de aumentar o conhecimento sobre o próprio corpo, ajuda a identificar possíveis alterações nas mamas.

Para isso, coloque a mão direita atrás da nuca, com o cotovelo voltado para cima. Delicadamente, deslize a outra mão, apalpando a mama com as pontas dos dedos. Isso deve ser feito em movimentos circulares, tomando cuidado para não causar dor ou desconforto. O movimento deve começar nas axilas e ir até os mamilos.

Durante a avaliação, é muito importante observar se há regiões mais densas ou com caroços. Em seguida, pressione delicadamente o mamilo para verificar se há saída de líquidos. Ao finalizar esse passo a passo, troque a posição dos braços e repita o mesmo processo.

Visite um médico especializado

Encontrou alguma alteração nas mamas durante o autoexame? O primeiro passo é manter a calma e procurar o ginecologista ou o mastologista (médico especialista em mamas) o mais rápido possível.

Vale lembrar que é essencial realizar a mamografia a cada dois anos, principalmente se você tem entre 50 e 69 anos. Dessa forma, é possível identificar problemas de forma mais rápida, aumentando as chances de cura.

Biossance e Outubro Rosa

A conscientização é muito importante para que cada vez mais mulheres façam os exames preventivos e tenham acesso a informações de qualidade sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos o Juntas Somos Mais Fortes. Nessa campanha, o Kit Rosa terá 50% das vendas destinadas à ONG Amigas Américas

Fundada em 2009, a Amigas Américas promove atividades de conscientização em prol da queda de mortalidade por câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. A ONG realiza ações de Norte a Sul com profissionais capacitados e faz doação de exames especializados.

Todas as atividades dependem de doação, e você pode fazer a sua ao adquirir o nosso kit. Ele é composto por um Hidratante Labial Vegano com Rosas e Esqualano, um Gua Sha energizante e um Óleo Facial de Vitamina C com Extrato de Rosas e Esqualano. 

Tem mais: você ainda ganha de brinde uma linda beauty bag Intimissimi para guardar os itens. Muito linda e charmosa, ela pode ser levada para todos os lugares, devido ao seu tamanho compacto.  

Continue navegando pela Biossance!

Aqui, na Biossance, além de descobrir tudo sobre o Outubro Rosa, você também se informa sobre beleza limpa e cuidados com a pele. Em nosso site, você encontra diversos produtos pensados para manter o seu bem-estar e o do meio ambiente. Confira!


×