Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Tudo sobre o Dia Internacional da Biodiversidade

03 junho, 2022

Tudo sobre o Dia Internacional da Biodiversidade

Celebrado em 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na mesma data, em 1992. O principal objetivo dele é conscientizar a população mundial sobre como é importante preservar a biodiversidade.

Afinal, o que é biodiversidade? Esse conceito aborda uma grande variedade de animais, plantas e microrganismos. Ele inclui também as diferenças genéticas em cada espécie, como culturas e raças, e a variedade de ecossistemas que interagem com seres vivos. Continue nos acompanhando para saber mais!

O que é biodiversidade?

Também conhecida como diversidade biológica, a biodiversidade se refere às diferentes formas de vida, sejam humanas, sejam vegetais ou animais. O termo surgiu em 1985, por meio da junção das palavras “diversidade” e “biológica”. Um ano depois, ele foi utilizado em um documento indicado pelo entomologista E. O. Wilson.

O conceito de biodiversidade está definido na “Convenção sobre diversidade biológica” que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é um dos documentos mais importantes relacionados ao meio ambiente. Por esse motivo, a preservação da flora e da fauna naturais precisa ser uma preocupação de todos.

Aliás, quando falamos desse assunto, é preciso ter em mente que ele existe em todos os lugares do mundo. Contudo, em regiões específicas do planeta, há uma proporção ainda maior de exemplos de biodiversidade, como nas florestas tropicais, por exemplo.

Uma curiosidade interessante sobre esse tema é que, segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), aproximadamente 20% das espécies mais conhecidas do planeta estão aqui no nosso país. Interessante, não é?

Tudo sobre o Dia Internacional da Biodiversidade

Qual é a origem do Dia Internacional da Biodiversidade?

Como foi comentado, o Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela ONU em 1992. Desde então, a celebração faz ações anuais a fim de conscientizar a população sobre a manutenção da biodiversidade e de todos os ecossistemas.

A data foi escolhida como homenagem ao dia da aprovação do documento final da Convenção da Diversidade Biológica, que é chamado de “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity” (Conferência para adoção do texto acordado da CDB - Ato Final de Nairobi). Antes disso, a celebração ocorria no dia 29 de dezembro.

O Dia Internacional da Biodiversidade é o momento perfeito para refletir sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado pela ONU. Isso porque esse relatório tem como objetivo estimular esforços no sentido de aplicar todas as ações de proteção ao meio ambiente até 2030.

Dessa forma, o fim das diferentes formas de pobreza e a luta contra as desigualdades também são fundamentais no combate às alterações climáticas. Você pode saber mais sobre essa lista acessando o site da ONU.

Qual é a importância da biodiversidade?

Você sabia que o equilíbrio dos ecossistemas é garantido pela diversidade de espécies que a gente possui? Pois é, por isso, datas como o Dia Internacional da Biodiversidade são muito importantes na luta a favor da preservação e do bem-estar da natureza.

Para esclarecer qual é a importância da biodiversidade, note que, quando há uma espécie em extinção, o ecossistema sofre um grande impacto. Isso acontece porque as espécies têm a função de interagir entre si e com a região em que vivem. Portanto, faça a sua parte e fique de olho nos animaizinhos também!

Além da importância ambiental, a diversidade biológica tem influência econômica. Afinal, as plantas, os animais e até os microrganismos são utilizados na fabricação de alimentos, cosméticos e medicamentos.

Na Biossance, por exemplo, utilizamos o óleo extraído da cana-de-açúcar para fazer nosso esqualano vegetal. Dessa forma, evitamos a exploração e os maus tratos de animais, contribuindo para a vida de cada espécie e garantindo cosméticos de alta qualidade, que cuidam de você e do meio ambiente.

Biodiversidade do Brasil, a maior do planeta

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é no Brasil que está a maior biodiversidade da fauna e flora do planeta. Os números impressionam: no total, são 103.870 mil espécies de animais e 43.020 de vegetais identificadas pela ciência.

Esses dados se justificam pela extensão territorial do país, além dos diversos tipos de clima. É o lugar perfeito para acolher a variedade enorme de animais, microrganismos, plantas e ecossistemas, que precisam ser melhor preservados por meio da sustentabilidade.

Com o objetivo de garantir essa riqueza, no Brasil, existem 17 leis voltadas para a preservação e a proteção da biodiversidade, além dos órgãos fiscalizadores que foram pensados para trabalharem em conjunto com a Justiça.

Por isso, o Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, foi criado para refletir sobre o valor da biodiversidade e os inúmeros motivos para protegê-la. O dia 22 de maio deve, sim, ser celebrado por todos, de qualquer idade e em qualquer ambiente.

Conte com os produtos Biossance!

Deu para perceber quanto o Dia Internacional da Biodiversidade é essencial em nossas vidas, não é? Então, que tal aproveitar a data com uma marca que se importa com seu bem-estar sem deixar as questões ambientais de lado? 

Para isso, dê uma olhadinha nas nossas opções e curta o skincare de uma forma limpa e sustentável. Acesse nosso site e confira os nossos produtos 100% naturais, eficientes e veganos!



×