Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Tudo sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos

06 maio, 2021

Tudo sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos

Você sabia que existe uma data especial para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos? Pois é! O principal objetivo dessa celebração é alertar a sociedade sobre o impacto da limpeza das nossas mãos na prevenção de doenças e nos cuidados com a nossa saúde. Interessante, não é?

Essa ação ganhou ainda mais destaque no ano passado, período em que a pandemia do coronavírus atingiu o Brasil. Isso porque, apesar de simples, ela é uma atividade muito eficiente no combate à doença, diminuindo as chances de infecção. Por isso, não se esqueça de lavar bem as mãos!

Ainda tem dúvidas de como higienizar as mãos? Tenha calma, pois nós, da equipe Biossance, separamos um passo a passo completo para você. Antes disso, que tal saber um pouquinho mais sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos?

Importância do Dia Mundial de Higienização das Mãos

Durante o surto do H1N1 de 2009, infecção respiratória causada pela cepa de influenza surgida em porcos, a higienização das mãos ganhou muita força. O motivo disso foi o fato de a doença ser transmitida pelo contato e pelas gotículas expelidas por espirros e tosse, da mesma maneira que a COVID-19.

Como a gente bem sabe, nesse momento de pandemia, a higienização das mãos ganhou um peso ainda maior. Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) está dedicando os dias de 3 a 7 de maio para incentivar a campanha do Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Ainda de acordo com a organização, existem duas técnicas para higienizar as mãos: uma com álcool e outra com água e sabão. Ela também frisa que, para o processo ser eficiente na prevenção do coronavírus e diversas outras doenças, é preciso friccionar os dedos em movimentos corretos.

Cuidados na rua

Apesar da importância de lavar as mãos, nem sempre a gente tem os insumos necessários para essa limpeza, especialmente quando estamos fora de casa. Nesses casos, o álcool em gel é um excelente auxiliar, uma vez que ele é supereficaz na desinfestação das mãos.

como higienizar as maos


Então qual é a principal diferença entre álcool e água e sabão na limpeza da pele? A aplicação com o primeiro produto leva, em média, de 20 a 30 segundos até que o líquido seque. Já a opção completa na pia do banheiro, seja da sua casa ou de algum estabelecimento, leva de 40 a 60 segundos, por isso é mais indicada.

Passo a passo para lavar as mãos

Agora que a gente já sabe tudo sobre a importância da higienização das mãos, a dúvida que fica é: como fazer a higienização corretamente? Para ajudar nessa questão, separamos alguns passos práticos a serem adotados no dia a dia. Vamos lá?

  • Comece molhando as mãos com água. Em seguida, pegue um pouco de sabão e espalhe-o em movimentos circulares com os dedos de uma mão na palma da outra;
  • Entrelace as duas mãos (posicionando uma em cima da outra) para limpar as “costas” delas e a região dos dedos;
  • Repita o mesmo movimento com as palmas das mãos juntas;
  • As unhas também merecem atenção. Por isso, junte as mãos em sentidos opostos, como se estivesse de mãos dadas com você, e faça movimentos verticais.
  • Feche uma mão em forma de concha e com a outra desenhe círculos na palma da mão;
  • Retire o sabão e as bactérias das mãos com água corrente;
  • Para garantir essa limpeza por mais tempo, utilize um papel ou uma toalha para fechar a torneira;
  • Por fim, seque as mãos com o auxílio de uma toalha limpinha ou um pedaço de papel.

Todos os passos descrevendo como lavar as mãos são fundamentais para a remoção de microrganismos. Como eles vão embora junto à espuma do sabão, quando fazemos a limpeza sem esse produto, o processo fica prejudicado, já que não quebra as moléculas de gordura da pele.

Hidratação das mãos sempre em dia

Com o uso contínuo de sabão e álcool em gel, é comum o ressecamento das mãos. Assim como na pele do nosso rosto, as demais partes do corpo podem sofrer quando as limpamos demais. Para solucionar essa questão, você pode apostar em um hidratante específico para a área.

Uma ótima alternativa para isso é o nosso Hidratante para Mãos com Ômega e Esqualano. Ultra-hidratante e nutritivo, ele acaba com aquela sensação de ressecamento, aumentando a luminosidade das mãos e deixando-as com um visual bem mais bonito e saudável.

Fique por dentro das novidades!

Gostou de saber um pouquinho mais sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos? Aqui estamos sempre trazendo conteúdos que aprimoram seus conhecimentos sobre saúde da pele, sustentabilidade, empoderamento e muito mais. Acompanhe nossas novidades!




×