Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Tudo sobre o movimento body positive

02 dezembro, 2020

O termo body positive (“corpo positivo”) está cada vez mais popular, especialmente nas redes sociais, mas ainda tem muita gente com dúvidas sobre seu significado. Afinal, o que esse movimento prega e qual a sua importância?

Se você não tem ideia do que estamos falando ou quer tirar algumas dúvidas sobre o tema, então este post é para você! Confira todas as informações que a equipe Biossance separou sobre o assunto e entenda seu objetivo.

O que é o body positive?

Também chamado de body positivity, o body positive é um movimento que preza pela aceitação do corpo sem a necessidade de se enquadrar em um padrão. Gordo, magro, com celulite, sem celulite, com estrias, sem estrias, com alguma deficiência ou cicatriz… Aqui, o lance é amar o seu shape do jeitinho que ele é.

Apesar de ser um movimento que ganhou muita força nos últimos tempos, especialmente nas redes sociais, ele não surgiu agora. O body positive teve início lá em 1967, com o lema “meu corpo, minhas regras”, que é utilizado ainda hoje. Seu objetivo era lutar contra a discriminação de corpos denominados “fora do padrão”.

Ao longo dos anos, os adeptos ao movimento passaram a lutar, também, contra a discriminação de outras características que não são tidas como belas por não atenderem ao corpo padrão imposto pela sociedade, como:

  • Condições de pele (melasmas, vitiligo, albinismo ou sinais de nascença);
  • Nariz grande;
  • Cicatrizes (queimaduras, marcas de acidentes e de cirurgias);
  • Deficiências (paralisias, membros amputados ou má-formação congênita);
  • Rugas, cabelos brancos e demais características do avanço da idade,
  • Celulites e estrias.


O fato é que com a ajuda das redes sociais, cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento body positive e deixando complexos e distúrbios de imagem corporal para trás. Legal, né?

Entenda: aceitar não é se conformar

Um ponto importante do body positive é que você aceite e ame o seu corpo, não que você apenas se conforme e viva insatisfeito com ele. O importante é ter em mente que as suas “diferenças” — quando comparadas aos padrões estipulados — são especiais e fazem de você quem você é, ou seja, não são defeitos!

No movimento body positive, a proposta é fazer com que as pessoas vejam que há beleza nos perfis que não atendem aos padrões vigentes, e que agora o belo é ser diferente e ter características únicas.

Então, o exercício é passar a amar cada parte do seu corpo. Cada ruga, cada gordurinha, cada traço que faz de você uma pessoa única. Mas nós sabemos que o processo de autoaceitação não é nada fácil, por isso, separamos algumas dicas para você passar a enxergar beleza onde ainda não vê.

Não se compare a outras pessoas

O primeiro passo para começar a amar o seu corpo é parar de se comparar a outras pessoas. Isso é limitar a beleza — tanto a sua quanto a dos outros — e é o oposto do que prega o body positive. Compreenda que você tem sua beleza singular, que te faz único no mundo.

Analise suas próprias qualidades

Responda rápido três qualidades suas. Difícil, né? Esse é um exercício complicado, pois parece que quando se trata de nós mesmos, não encontramos respostas. Se perguntássemos sobre outra pessoa, você mencionaria até dez qualidades, certo?

Então, para que você possa gostar ainda mais de si, analise as suas qualidades e passe a valorizá-las! Afinal, qual o sentido de enxergar a qualidade dos outros e não conseguir fazer o mesmo com as próprias?

Evite seguir perfis que exaltam padrões

Seguir perfis de personalidades que exaltam os padrões vigentes pode fazer mal à autoestima. Então, evite essas páginas. Busque por aquelas que dão destaque à diversidade ou que façam com que você se sinta representado nas redes.

A internet e o body positive

Sim, os padrões vigentes estão muito presentes nas redes sociais: corpos muito magros ou shapes malhados invadem nosso feed sem pedir licença. E às vezes a gente nem quer ver esse conteúdo, não é mesmo? Mas nem tudo está perdido!

Se você quer acompanhar influencers que são adeptos ao body positive e que mostram, a todo tempo, que o novo padrão de beleza feminino — e masculino também! — é ser diferente, dá uma espiadinha na lista que preparamos.

  • @ritacarreira;
  • @movimentocorpolivre;
  • @badgalriri;
  • @fluvialacerda;
  • @nay_mesquita;
  • @luizajunqueira;
  • @paola_antonini;
  • @lizzobeeting;
  • @marianaxavieroficial;
  • @thaiscarla,
  • @ashleygraham.

Todas essas personalidades mostram em suas redes sociais a beleza que carregam e que não é valorizada pela sociedade. Se você está no processo de body positive, então vale a pena dar uma conferida nas publicações e vídeos dessas famosas.

Confira mais conteúdos como este

Gostou de saber mais sobre o movimento body positive? Então, não deixe de conferir as outras publicações aqui do Lab Notes Blog. Além de aprender mais sobre os cuidados e saúde da pele, você também pode ter informações sobre empoderamento. Então, acompanhe nossas postagens!


×