Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
Faixa de Cabelo Biossance R$15

Tudo sobre os alimentos antioxidantes

21 janeiro, 2021

Conquistar a pele perfeita é o sonho de muita gente. Se você é uma dessas pessoas, saiba que os alimentos antioxidantes são ótimos aliados. Com eles, você consegue fazer um tratamento de dentro para fora.

Mas, afinal, o que são alimentos ricos em antioxidantes? São aquelas frutas e verduras que contam com grandes concentrações de vitaminas A, C ou E. Interessante, não é? Continue nos acompanhando para descobrir as melhores opções para adicionar no seu dia a dia.

Alimentos antioxidantes: o que eles fazem?

Para entender melhor como funciona a ação antioxidante, vamos fazer uma analogia com a maçã. Quando cortamos a fruta, em poucos minutos ela escurece por causa da ação do oxigênio, que prejudica suas células. Contudo, isso pode ser solucionado com algumas gotas de um cítrico sobre fruta, mantendo seu tom por mais tempo.

A mesma coisa acontece com o nosso corpo. Ao adicionarmos alimentos antioxidantes à nossa dieta, estamos ajudando nosso organismo no combate aos radicais livres. Isso sem contar que uma boa alimentação aliada à rotina de skincare dá ainda mais força à ação antioxidante.

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas produzidas pelo nosso organismo enquanto respiramos ou estamos produzindo energia. Essas moléculas funcionam como parte do corpo, causando diversos danos à saúde. Para minimizar a ação dos radicais livres, nosso organismo produz moléculas antioxidantes.

Porém, isso pode ser afetado quando temos um excesso de radicais livres no corpo e nossos antioxidantes naturais não são suficientes para neutralizá-los. O resultado disso é uma maior propensão ao envelhecimento precoce da pele e o surgimento de outras doenças.

A boa notícia é que os alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes podem dar uma ajudinha a mais no combate aos radicais livres. Quando combinados com uma boa rotina de skincare, sua pele ganha um visual muito mais bonito e saudável.

Quais são os alimentos antioxidantes?

Afinal, quais são os alimentos antioxidantes? Existem diversas frutas e legumes que podem ser adicionadas à sua alimentação. Para conferir os benefícios de cada uma, acompanhe a lista que separamos para você!

Frutas cítricas

Limão, laranja e diversos outros cítricos são muito conhecidos por serem fontes de vitamina C. A ação deles é tão poderosa que, de acordo com um estudo feito pelo British Journal of Nutrition, o consumo regular da laranja reduz o risco de demência em idosos.

Vegetais de cor laranja

Manga, mamão, damasco, abóbora e cenoura são ricos em betacaroteno, um carotenoide que, quando ingerido, pode se converter em vitamina A (retinol). Ele também atua como antioxidante, sendo um grande aliado da pele.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas (amora, acerola, açaí, morango, framboesa e tomate) são outras opções de alimentos com antioxidantes. Além disso, elas são fontes de flavonoides, compostos bioativos que atuam na prevenção ao envelhecimento e auxiliam na absorção da vitamina C, dando aquela força dobrada!

Cacau

Principal ingrediente do chocolate, o cacau é uma fonte de triptofano e magnésio, que além da ação antioxidante, nos proporcionam sensações de bem-estar. Nesse caso, uma boa dica é optar por chocolates com alta concentração de cacau.

Alho

Além de deixar a comida caseira mais saborosa, o alho tem grande importância na alimentação saudável. Isso porque ele conta com alicina, um antioxidante que contribui aumentando a imunidade do nosso corpo. Por isso, não se esqueça de caprichar no alho!

Feijão

Falando em alho, saiba que você pode uni-lo ao feijão e contar com alimentos antioxidantes em dose dupla. Rico em zinco, o feijão ajuda no combate à anemia e na proteção contra a ação de radicais livres.

Chá-verde

Entre os diversos chás com ação antioxidante, o chá-verde é um dos mais ricos em polifenois, uma substância que ajuda no combate aos radicais livres. Com ele, você mantém a alimentação saudável até na pausa para um cafezinho da tarde.

Café

O café é mais um alimento que ajuda a dar um up no visual da sua pele. Inclusive, de acordo com estudos feitos pelo National Institutes of Health, o consumo diário do café pode aumentar nossa perspectiva de vida.

Cúrcuma

Muito usada na medicina chinesa, essa raiz também faz parte dos alimentos antioxidantes, contribuindo para o despertar das enzimas do nosso corpo. Como resultado, a gente ganha uma maior proteção contra os radicais livres.

Incremente sua skincare com os produtos Biossance!

Como dissemos anteriormente, os cosméticos também são ótimos aliados para a proteção e o cuidado da pele. Não à toa, eles são tão importantes quanto consumir bons alimentos. Caso você não saiba por onde começar, não se preocupe, pois a Biossance tem produtos com resultados clinicamente comprovados.

Livres de mais de dois mil ingredientes tóxicos, nossos cosméticos ajudam a cuidar da sua pele de forma limpa, sem prejudicar a saúde do meio ambiente. Também temos fórmulas com ação antioxidante que ajudam a acalmar e reduzir os sinais de envelhecimento. Para saber mais, agende sua consulta grátis!


×