Um pouco mais sobre o esqualano

por Ana Lia Vandoni 02 Outubro, 2018

Desde que a Biossance chegou ao Brasil, uma palavra tem sido falada com muita frequência nas mídias sociais: “Esqualano”.

Para mim, hoje em dia soa normal, mas... nem sempre foi assim. Estou no mercado de varejo cosmético há 15 anos e confesso que a primeira vez que escutei essa palavra, ela me causou estranheza. Nesse muito tempo na indústria, eu já havia lido em alguns rótulos, mas nunca me chamou atenção, sabia que era um componente hidratante... e só.

Estudando mais sobre esse ingrediente, entendi que o esqualano é produzido pelo nosso corpo e tem funções importantes para nossa pele como: hidratação, retenção da umidade, estímulo à renovação celular, ou seja, ele mantém as funções vitais das nossas células preservadas (nascemos com uma média de 34% de esqualano na composição corporal). Aos 20 anos de idade, nosso corpo para de produzir esqualano (um adulto tem em média 13% de composição do corpo) e não conseguimos estimular o corpo a reproduzi-lo. A partir daí há um declínio desse ingrediente e as primeiras preocupações começam a aparecer, linhas, ruguinhas, desidratação, pele áspera e perda de vitalidade.

Historicamente, a reposição de esqualano poderia ser feita de duas formas: através do óleo de fígado de tubarão, que é a fonte mais parecida com a produzida pelo corpo humano, mas tem um impacto ambiental devastador, ou através das azeitonas, porém a qualidade depende do clima e do crescimento da plantação, e pode não ser estável. Ambos ainda são as principais fontes no mercado nos dias de hoje.

Depois de anos de pesquisa, a Biossance recriou o esse ingrediente de forma 100% vegetal usando a cana-de-açúcar renovável, para criar um resultado final incrível – esqualano altamente estável e totalmente sustentável.

Desde que conheci a proposta da Biossance comecei a pesquisar sobre o tema e ao entender o propósito, tudo passou a me encantar, mas ainda ficava uma dúvida: Como fazer a minha pele, que é oleosa, se adaptar a um óleo?

O esqualano é reconhecido como o hidratante mais potente da biologia, tamanha sua capacidade de absorção,o isso significa que ele é um produto “biocompatível”, em outras palavras, a pele reconhece e absorve instantaneamente. Não fica nada oleoso ao toque, a pele absorve por completo e instantaneamente parece mais luminosa, hidratada e com uma textura mais macia.

Biossance lançou a fórmula de 100% Esqualano (um único ingrediente – capaz de devolver para a pele aquilo que ela produziu um dia) e por ser biocompatível, pode ser usado no corpo todo (cabelo, rosto, pés, cotovelos, mãos, cutículas, ajuda a fixar o perfume, uma gotinha ajuda a base ou o corretivo a ficarem mais fluidos e luminosos e impedem também que eles “craquelem” ao longo do dia, pode ser usado pós depilação, peeling, microagulhamento, tatuagem... ele sempre vai ajudar a sua pele a se renovar mais rapidamente e se recuperar de qualquer dano).

Entendendo todo o poder desse ingrediente, e usando-o como base, uma linha completa de tratamento para a pele foi criada combinando Esqualano + ativos que tratam outras questões além da hidratação. A sua pele, quando tem níveis de esqualano regulados, fica mais apta a receber qualquer tratamento e tudo funciona melhor. E você, já escolheu seu produto Biossance favorito?

 

Ana Lia Vandoni


Ana Lia Vandoni
Ana Lia Vandoni

Autor



Ver artigo completo

Como cuidar da pele no verão
Como cuidar da pele no verão

por Ana Lia Vandoni 05 Novembro, 2019

Para te ajudar a manter a pele bonita e saudável antes, durante e pós sol, nossa Gerente de Educação Ana Lia Vandoni elegeu seis passos para uma rotina de beleza.
Clean Beauty | Beleza Limpa | Beleza Verde
Clean Beauty | Beleza Limpa | Beleza Verde

por Ivy Sanches 03 Setembro, 2019

Qual a ordem correta de uso dos produtos?
Qual a ordem correta de uso dos produtos?

por Ana Lia Vandoni 08 Agosto, 2019

×