Continuar Comprando

Complete sua compra:
Hidratante labial vegano com rosas e esqualano R$89
ESPÁTULA DE BAMBU BIOSSANCE R$25

Veja qual é a diferença entre vegano e vegetariano

14 fevereiro, 2022

Veja qual é a diferença entre vegano e vegetariano

Aumentou muito o número de pessoas que deixaram de comer carne no Brasil. De acordo com uma pesquisa de 2018, feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com apoio do IBOPE, 14% da população brasileira é vegetariana. Porém, ainda existem pessoas que não sabem a diferença entre vegano e vegetariano

É comum encontrarmos pessoas que acreditam que os termos são sinônimos. Por isso, antes de falar sobre a diferença entre vegano e vegetariano, é preciso explicar o que é ser vegetariano e vegano. Confira abaixo um pouco mais sobre esses dois conceitos. 

O que significa ser vegetariano? 

Pessoas vegetarianas são aquelas que excluem qualquer tipo de carne da própria alimentação, sejam bovinos, sejam aves, porcos, peixes ou frutos do mar. Contudo, existem diferentes vertentes dentro do vegetarianismo.

Tipos de vegetariano

  • Ovolactovegetarianos: são vegetarianos que retiram as carnes da rotina alimentar, porém consomem laticínios e produtos com ovos.
  • Lactovegetarianos: são aqueles que excluem carne e ovos da dieta, mas continuam consumindo laticínios, como iogurte, queijo, leite, manteiga, etc.
  • Ovovegetarianos: aqui, encontram-se vegetarianos que excluíram todos os produtos de origem animal da dieta, mas ainda consomem ovos.

O que significa ser vegano?

Podemos considerar o veganismo uma forma mais intensiva do vegetarianismo. Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.  

Eles também não usam produtos que envolvam algum tipo de sofrimento ou exploração animal. Por exemplo, se algum produto de beleza, higiene, vestuário e até medicamento tiver ligação com animais, eles não o utilizam. 

Por isso, muitos consideram o veganismo um estilo de vida, já que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade animal na vida. Sendo assim, agora que você entendeu o que é ser vegano, vamos explicar a diferença entre vegano e vegetariano.

Quais são as diferenças entre o vegetarianismo e o veganismo?

Como podemos notar, a principal diferença entre um vegano e um vegetariano está no fato de que, enquanto o vegano não consome nada de origem animal em qualquer aspecto, o vegetariano se restringe mais à alimentação, excluindo carnes da dieta.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: nem uma pessoa vegetariana, nem uma pessoa vegana comeriam um filé de frango. Porém, os vegetarianos não teriam problema em consumir algo como manteiga, algo que o veganismo não permite, visto que é um produto de origem animal.

Um ponto em comum está nos motivos para se tornar vegetariano ou vegano. Normalmente, a motivação de uma pessoa que se torna vegana ou vegetariana está ligada à proteção animal. Porém, uma pessoa vegetariana, mesmo com uma dieta restritiva, ainda consome produtos como ovos e leite.

Diferentemente dos veganos, que buscam um estilo de vida sem qualquer produto de origem animal. Assim, além da alimentação, esse hábito se expande a roupas e cosméticos, por exemplo.

diferença entre vegano e vegetariano

Com isso, pode-se dizer que as razões do veganismo estão muito ligadas à ética, contra a exploração animal. Já no vegetarianismo, elas podem tanto ser éticas quanto estar ligadas a outras questões, como saúde e ambientalismo

Virar vegetariano ou vegano traz riscos para a saúde? 

Já sabemos qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo, porém uma questão que gira em torno dessas pessoas é se há risco para a saúde. Esse pensamento geralmente vem porque elas não comem carne, que é uma grande fonte de proteína.

Entretanto, é muito fácil encontrar os nutrientes, inclusive as proteínas, em vegetais. Alguns exemplos de fontes de proteínas não derivadas de animais são as amêndoas, a quinoa, a castanha, a soja, a lentilha, o grão-de-bico e a chia. 

Portanto, é possível, sim, manter uma vida saudável sendo vegano ou vegetariano, dependendo apenas dos seus hábitos diários. O importante é consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas (principalmente a B12). 

Além disso, cada organismo é único. Portanto, ao se tornar uma pessoa que não come carne, consulte um nutricionista, ou nutrólogo, para montar a dieta ideal para você. Assim, você garante que a sua saúde não será afetada.  

Também é comum afirmarem que, ao se tornar vegano ou vegetariano, a sua saúde melhora, pois a redução no consumo da carne diminui os níveis de colesterol, melhora o fluxo sanguíneo e reduz o nível de gordura saturada no organismo. 

Skincare vegano é com a Biossance!

As fórmulas dos nossos produtos são limpas e não contêm ingredientes tóxicos, nem para a sua pele, nem para o nosso planeta. Sendo assim, acreditamos que a beleza limpa pode ser uma beleza sustentável.

Além disso, somos uma marca vegana, porque nossos produtos não são testados em animais. Portanto, se você quer garantir uma pele bonita, saudável com produtos sustentáveis e cruelty-free, entre no site da Biossance e conheça nossos itens! 



×