Continuar Comprando

COMPLETE SUA COMPRA
Lip balm vegano com rosas e esqualano 10g R$89

Vitamina C para o rosto: tudo o que você precisa saber sobre esse ingrediente

por Ivy Sanches 16 setembro, 2020

Além de limpar, hidratar e proteger, o uso da vitamina C para o rosto faz toda a diferença nos cuidados diários com a pele. Isso porque ela tem uma ação antioxidante que previne problemas como o envelhecimento cutâneo precoce, combate a presença de radicais livres e muito mais.

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre a função e os benefícios da vitamina C para pele, a Biossance preparou um artigo especial sobre tudo o que você precisa saber para incluir esse ingrediente na sua rotina de cuidados. Acompanhe!

O que é vitamina C?

A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente hidrossolúvel (solúvel à água) que, embora seja essencial para o organismo, não é produzido naturalmente. Para manter seus níveis normalizados, o recomendado é que você coma frutas e legumes que contenham esse ingrediente.

Para evitar o escorbuto, uma doença causada pela deficiência da substância no organismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica uma dose diária de 45 mg.

Quais são os benefícios da vitamina C para a pele?

A vitamina C para pele pode ser encontrada em diversas máscaras, loções, géis, séruns e hidratantes. O frequente uso desses produtos pode dar um glow para a pele, deixando-a muito mais viçosa e saudável. Confira os demais benefícios a seguir.

Antioxidante

A ação antioxidante é perfeita para proteger a derme contra os efeitos negativos da poluição e da exposição solar. Afinal, todos os dias ficamos expostos a agressões que impulsionam a presença de radicais livres, que por sua vez rouba as moléculas de oxigênio da pele, acelerando o processo de envelhecimento.

Além disso, o tabagismo, a luz azul, o excesso de álcool e a alimentação desequilibrada são outros agentes que podem acelerar o envelhecimento precoce. A boa notícia é que os produtos com vitamina C neutralizam esses radicais. Por isso, devem ser utilizados como complemento de “blindagem” diária na rotina de cuidados.

Firmeza

O colágeno é uma proteína muito importante para manter a elasticidade da pele. Entretanto, a partir dos 25 anos, sua produção natural cai cerca de 1% a cada ano. Para evitar situações como essa, a forma cosmética de vitamina C para o rosto pode ser uma ótima alternativa, seja sua pele normal, mista ou oleosa.

Isso acontece porque ela ajuda a estimular a síntese de colágeno na pele e previne a decomposição da proteína, gerando mais fibras e, consequentemente, mais firmeza à derme. Assim, é possível minimizar os impactos das linhas de expressão sem perder o aspecto natural.

Hidratação

A hidratação é outro ponto positivo que a vitamina C pode proporcionar à pele. Afinal, ela ajuda a impedir a perda de água da barreira cutânea, proporcionando um aspecto muito mais bonito.

Seja para deixar a pele revitalizada ou apenas manter os seus cuidados com skincare, esse ativo é a aposta certa. No entanto, é importante lembrar que a melhor vitamina C para o rosto é aquela que você usa. Por isso, não deixe de adicionar esse produto à sua nécessaire.

Ação despigmentante

Uma dúvida muito frequente é se a vitamina C clareia a pele. A resposta é que ela uniformiza o tom, prevenindo o aparecimento de novas manchas, devido à sua ação despigmentante. Por esse motivo, é muito utilizada no tratamento de melasmas e diversos outros casos de hiperpigmentação.

Na prática, isso acontece porque essa vitamina consegue diminuir a produção da tirosinase, uma enzima que atua na formação da melanina. Desse modo, deixa a pele radiante, iluminada e, dependendo do produto, pode ser utilizada como uma opção para melhorar a aparência de olheiras.

Como incluir a vitamina C na sua rotina de skincare?

A vitamina C para o rosto pode ser utilizada em qualquer estação do ano e funciona bem tanto no tratamento matinal quanto no tratamento noturno. Contudo, muitos dermatologistas defendem que o ideal é fazer o uso pela manhã, em conjunto com o filtro solar, para minimizar os efeitos negativos da radiação solar e da poluição.

Uma boa forma de incrementar o seu skincare é apostando no Óleo Facial de Vitamina C com Rosas e Esqualano da Biossance. Com ele, a pele fica com uma aparência saudável, radiante e visivelmente iluminada. Para melhores resultados, você pode aplicar de duas a três gotinhas por dia.

Embora pareça contra-intuitivo, o óleo certo pode não só atuar como adstringente na derme oleosa como ajudar a estabilizar a produção de sebo. Por isso, não tenha medo de usar o óleo de vitamina C na pele oleosa.

Contudo, você precisa se certificar de que sua pele está sendo limpa corretamente para que a oleosidade excessiva não seja confundida com o óleo de esqualano do produto.

Para quem a vitamina C é indicada?

A substância é indicada para todos os tipos de pele. Inclusive, sua ação anti-inflamatória a torna uma ótima opção para quem tem problemas com acne e rosácea. Já as peles negras, com maior tendência à hiperpigmentação, podem usufruir das propriedades uniformizadoras do ativo.

Vale lembrar que a vitamina não pertence exclusivamente ao skincare feminino, já que os homens também podem ser beneficiados. Para mulheres grávidas e lactantes, o recomendado é consultar um médico antes de começar o uso.

Mantenha sua beleza limpa com a Biossance!

Agora que você já sabe para que serve a vitamina C, aproveite para conferir os produtos que a Biossance oferece. Aqui, você encontra opções veganas, não tóxicas e cruelty-free que ajudam a manter sua rotina de clean beauty. Confira nossas condições e lançamentos!

Ivy Sanches


Ivy Sanches
Ivy Sanches

Autor

Publicitária, aspirante a jornalista e escritora de coração, sou apaixonada pelo mundo da beleza desde que o gloss roll on era o must have da temporada - tinha todas as cores e sabores, pode confiar em mim! Minhas experiências profissionais dentro do universo da beauté aconteceram ao lado de grandes editoras de beleza, organizando eventos e experiências em torno do assunto por todo o país e aprendendo cada dia mais. Agora, como parte da marca pioneira em clean beauty no Brasil, quero dividir com vocês todo o conhecimento que adquirir nessa jornada e ajudar a construir um mundo melhor, um texto por vez.



Ver artigo completo

Confira um guia completo sobre o óleo de limpeza
Confira um guia completo sobre o óleo de limpeza

por Ivy Sanches 25 setembro, 2020

Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar
Efeito rebote na pele: o que é, quais são as causas e como controlar

por Ivy Sanches 24 setembro, 2020

Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia
Saiba o que é retinol e como ele pode ser usado no dia a dia

por Ivy Sanches 22 setembro, 2020

×