O que é, afinal, Clean Beauty? Vamos entender qual seu significado na totalidade, compartilhando o conhecimento do CEO John Melo – e mostrando que ter conhecimento é ter poder. Com informação e transparência, podemos tomar decisões mais conscientes para um mundo melhor (para nós e para o meio ambiente).
O que é, afinal, Clean Beauty? Vamos entender qual seu significado na totalidade, compartilhando o conhecimento do CEO John Melo – e mostrando que ter conhecimento é ter poder. Com informação e transparência, podemos tomar decisões mais conscientes para um mundo melhor (para nós e para o meio ambiente).
Informar para empoderar. É através do conhecimento que acontecem as escolhas mais conscientes. Convidar os experts naquilo que parece complicado para nos ajudar a melhor entender os ingredientes (e sua eficácia) para além dos rótulos.
A sustentabilidade é central para a ideia de Clean Beauty. Mas não se restringe a isso: sustentabilidade está (ou deveria estar) por toda a parte. Mas o que a palavra realmente significa? Como podemos levá-la da teoria à prática, criando novos hábitos? Confira 6 ideias para uma vida mais sustentável, da beleza à moda.
Vamos desvendar mitos e verdades em torno da beleza limpa, para adicioná-la ao uso cotidiano. Vamos descobrir como nem tudo o que é natural é positivo para a pele, e entender o poder da biotecnologia a favor de nossa pele e do meio ambiente. Além disso vamos descontruir lendas urbanas da indústria da beleza para que o você se informe para montar sua rotina de skincare Clean de maneira consciente
Agora que você já sabe que suas melhores escolhas passam pela transparência, é hora de perguntar: o mercado de beleza brasileiro está pronto para você?
Olhar-se no espelho e sentir que aquela imagem reflete exatamente quem você é ¬– está aí um gesto que não passa somente pelo sentido da visão, mas penetra em uma camada ainda mais profunda que a derme, na complexa equação que constrói a autoestima.
O que significam na prática as transformações atuais e quais rumos elas podem tomar, com a premissa de um lifestyle clean?
Creme para rosto clean? Check! Óleo hidratante corporal clean? Check! Mas e a maquiagem? A pele é nosso maior órgão e devemos pensar em tudo o que colocamos nela, por isso, a maquiagem não poderia ficar de fora quando o assunto é beleza limpa.
O que um tubarão e sua rotina de skincare têm a ver? A resposta, hoje, é: “nada”. Mas nem sempre foi assim. Para chegar nela, um movimento baseado na biotecnologia (e liderado pela Amyris) fez com que um ativo tradicionalmente extraído do fígado de tubarões fosse substituído pelo esqualano desenvolvido de maneira sustentável a partir da cana-de-açúcar renovável.
Os superingredientes não estão somente na bancada de beleza, mas também estão na mesa. Construindo uma via de mão dupla para as escolhas inteligentes, vamos falar sobre o que faz um ativo ser “super” – de fora para dentro e de dentro para fora. E, nesse sentido, vamos falar também sobre como a Amazônia é assunto incontornável na rota para a bioeconomia que o futuro nos reserva.
Tudo o que você precisa saber sobre ingredientes, rótulos e dicas para uma rotina de beleza limpa
"Consumimos, em média, 11 produtos de beleza e cuidado pessoal por dia. A gente se expõe a centenas de químicos todos os dias sem nem saber."
“Faço parte do movimento que quer mudar a indústria da beleza para Clean Beauty, isso é, produtos que fazem bem para a natureza e para nós.”
“Não necessariamente o que é natural é melhor. O futuro mesmo é Clean Beauty, que agrega tecnologia para conseguir extrair o melhor da natureza sem prejudicá-la.”
“Eu acredito que o primeiro passo é se perguntar ‘quem fez as minhas roupas’ e tentar se conectar com essas pessoas.”
“Precisamos pensar que a nossa vaidade não pode estar relacionada à piora da crise ambiental que estamos vivendo.”
“Hoje estamos cientes sobre o que comemos e como os ingredientes afetam nossa saúde. Deveríamos ter a mesma mentalidade ao escolher nossos produtos de cuidados com a pele.”
“Leio o rótulo de tudo o que consumo, pois é por meio do conhecimento que nos empoderamos e tomamos melhores decisões.”
"Nos Estados Unidos, lançamos o selo Clean at Sephora para dar clareza ao consumidor sobre onde ele poderia encontrar produtos sem ingredientes tóxicos."
"Durante a pandemia, as consumidoras estavam com mais tempo e interesse para se informar."
"Não tinha uma referência e precisei olhar para dentro e me tornar minha própria referência, para mim e para outras mulheres."
"Não existe uma receita de bolo para saber o que vai dar certo e o que vai dar errado, mas você precisa acreditar em você."
"A ritualização da beleza vem acontecendo nos últimos 5 anos e o banheiro tornou-se um espaço de bem-estar."
“A quantidade de toxinas permitida pelos órgãos regulatórios nas maquiagens ainda é muito alta, inclusive substâncias muito pesadas, como chumbo e cádmio.”
“Existem bons produtos clean no mercado, e eu sempre dou preferência a eles, assim como sempre procuro por produtos que não são testados em animais.”
“O Brasil recicla apenas 7,5% do seu plástico. A reciclagem não será a solução definitiva porque a velocidade com que se produz plástico é maior do que a de reciclagem. Essa conta nunca vai fechar.”
“A biotecnologia é disruptiva: ela olha a eficácia de um ingrediente de outro ângulo, penetrando mais fundo – a nível molecular, mesmo – para mostrar o que, exatamente, dentro dele é o que há de melhor. E isso pode fazer com que um ingrediente se torne um superingrediente.”
“A agricultura regenerativa tem uma forma de cultivo e produção que ajuda a reduzir o impacto ambiental, colaborando para um futuro mais sustentável, que garanta recursos para futuras gerações.”